Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O mundo em seis contatos

Enviado por Gilberto Godoy
o-mundo-em-seis-contatos

     Por Bruna Cortez - Valor Econômico

     Yahoo usa Facebook para comprovar tese de 1967.

     Conhecer alguém e, algum tempo depois, descobrir um amigo em comum é uma situação bastante usual e que costuma deixar muitas pessoas com a sensação de que "o mundo é pequeno". Essa impressão já deu origem, inclusive, a estudos científicos, mas a escala em que os experimentos foram realizados sempre deu margem a contestações. Agora, no entanto, cientistas do Yahoo Research, braço de pesquisas do Yahoo, encontraram no Facebook o ambiente que consideram quase perfeito para comprovar a teoria dos seis graus de separação - segundo a qual, há apenas seis pessoas entre você e qualquer outro ser humano no mundo.

     Não por acaso, a experiência foi batizada de "Small World Experiment" (experiência do pequeno mundo, em tradução livre). Esse também foi o nome dado pelo professor de psicologia americano Stanley Milgram, que publicou um estudo sobre o fenômeno em 1967.

     Decorridos tantos anos, a principal diferença entre o estudo mais antigo e a experiência do Yahoo Research é o número de participantes. Enquanto o primeiro considerava um pequeno grupo de participantes e uma única pessoa-alvo (aquela que deveria ser alcançada pelo demais), o atual tem planos mais ambiciosos.

     A nova versão do "Small World Experiment" pretende ter aproximadamente 30 mil participantes, que deverão alcançar 15 pessoas-alvo. Na página do experimento na web, qualquer pessoa pode se inscrever como participante comum e, posteriormente, também se candidatar a ser uma pessoa-alvo. Os primeiros targets - como também são chamadas as pessoas que deverão ser alcançadas - foram indicados por funcionários do Yahoo Research. Para tanto, foram levados em consideração três critérios principais: a localização geográfica, ocupação e local onde estudam. Essas são as únicas informações dadas sobre a pessoa-alvo.

     Segundo Duncan Watts, cientista que lidera o experimento em parceria com o pesquisador Sharad Goel, usar o Facebook será um diferencial por permitir que o estudo seja realizado em uma escala muito maior.

     Em 2003, Watts realizou uma experiência com e-mails para tentar comprovar a teoria dos seis graus de separação. O número de pessoas que conseguiu completar a cadeia, no entanto, foi pequeno quando comparado ao total de participantes. A experiência de Milgram também foi contestada em 2002, quando descobriu-se que apenas uma pequena parcela dos participantes conseguiu alcançar a pessoa-alvo. A duração dessa nova experiência vai depender da adesão dos usuários do Facebook, mas Watts diz esperar conclui-lá em poucos meses.

     De acordo com o pesquisador, além da parceria com o Yahoo Research para o estudo, o Facebook também vai ajudar na análise dos resultados obtidos. Na avaliação de Watts, o maior desafio da experiência é levar as pessoas a dar continuidade à cadeia e fazer com que um amigo alcance a pessoa-alvo. "Não sabemos por que o ciclo não é completado e poderemos entender isso no Facebook", disse.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Crédito ou débito? À vista ou parcelado? Inclui o CPF? Faz parte do programa vale-ponto? Vai levar sacolinha? Quantas vai precisar? Se para prevenir o Alzheimer o cérebro precisar mesmo de exercício (algo de que duvido, uma vez que não é músculo), acho que a simples compra de duas garrafas de água e de uma barra de cereais no supermercado já seria suficiente para me livrar dessa ameaça.   (continua)


  •      
         Vejam que interessante esse vídeo brilhante divulgado pela NASA, onde podemos ver o tráfego aéreo no mundo. Eles usam uma câmera especial que capta a frequência da turbina dos aviões. O tempo deste clip é de 1min30seg e representa as 24 horas de um dia inteiro de viagens de avião, internas e entre os continentes.   (continua)


  •    Quantas vezes você já recebeu uma informação via um aplicativo de troca de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, ou leu uma notícia circulando pela internet e gostaria de checar a veracidade do conteúdo? Agora, já é possível fazer essa verificação usando uma ferramenta piloto criada por um grupo de pesquisadores...   (continua)


  •    Original: Por menos festa infantil espetáculo e mais festa afetiva - Lidiane Vasconcelos, via blog Trololó de Mulher.
       Festa infantil em bufê da moda… e bem caro! Quem nunca foi a um evento assim? O ambiente a gente conhece: brinquedos com luzes piscando e emitindo sons os mais diversos, e as crianças enlouquecidas correndo de um lado para o outro. De repente, uma parada:   (continua)


  •    Estamos perdendo nossa intimidade a passos largos. E não de uma forma clandestina, senão que nós mesmos estamos dispostos a perder porque, em troca, recebemos maior visibilidade, interagimos com mais pessoas, nos beneficiamos com mais vantagens. Por exemplo, à hora de...   (continua)


  •    Um dos acontecimentos mais relevantes da Internet na atualidade é o crescimento exponencial do número de blogs. Inicialmente avaliado como um fenômeno passageiro e restrito a uma minoria de utilizadores, rapidamente se verificou o contrário e os blogs começaram a proliferar a um ritmo vertiginoso.   (continua)


  • Este site contém quase todos os jornais do mundo, atualizados. Muito útil e interessante.

    http://www.newseum.org/todaysfrontpages/flash/


  •     Você olha para seu celular e vê dezenas ou centenas de mensagens não lidas no WhatsApp... Certamente você está em mais grupos do que deveria ou gostaria. Não entre em pânico! Você não está só. Tem sido comum no atual momento...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília