Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O rolezinho como macrocontingência - JC Todorov

Enviado por Gilberto Godoy
o-rolezinho-como-macrocontingencia---jc-todorov

     O conceito de macrocontingência foi proposto por Maria E. Malott e Sigrid S. Glenn para tratar de assuntos que envolvem comportamentos individuais que se tornam um problema social dependendo no número de pessoas que se comportam. Uma pessoa fumando pode passar despercebida em uma atividade pública, mas quando muitas fumam ao mesmo tempo o ar fica irrespirável.

     Um adolescente passeando pelo shopping não fecha o comércio; dezenas fazendo um rolezinho alertam a polícia. O conceito se aplica também a efeitos positivos: doar dinheiro para a campanha de um candidato é ato individual sem consequência significativa, mas se milhões de simpatizantes doam, o efeito na campanha pode ser decisivo.

     Saber como fazer de uma contingência comportamental uma macrocontingência é o xis da questão. Em alguns casos a contingência comportamental em si não tem sentido – o respeito à faixa de pedestres em Brasília é um exemplo: o respeito existe porque uma grande campanha em 1996 mudou o comportamento de quase todos os motoristas e quase todos os pedestres, e ao mesmo tempo.

     O respeito à faixa existe porque motoristas e pedestres se comportam segundo a mesma contingência. Grande parte dos artigos e livros publicados trata de exemplos de modificação de práticas culturais em situação de laboratório, exemplos como os de Brasília são raros. A modificação de práticas culturais de populações envolve a interação de múltiplas organizações e múltiplos profissionais. O sucesso da campanha de Brasília deve ser creditado à colaboração durante meses de governo, mídia, universidade e organizações não governamentais.

    Há hoje no Brasil uma série de campanhas em andamento visando grandes modificações de práticas culturais deletérias, como o Bolsa Família (que engoliu o Bolsa Escola) e as campanhas do Ministério da Saúde. São experimentos naturais à espera da colaboração de analistas do comportamento. Questões de sustentabilidade ambiental envolvem além de governos e empresas comportamentos de pessoas, isoladamente.

    Um conhecimento mais acurado de metacontingências e macrocontingências habilitarão melhor o analista do comportamento a ajudar no planejamento e na implementação de programas eficazes para a manutenção de práticas culturais sustentáveis.
 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •   Depressão é a denominação atribuída a um transtorno de humor que se caracteriza por um conjunto de somatizações e alterações de comportamentos, sentimentos, percepção, emoções entre outros e que podem comprometer a adaptação da pessoa à vida pessoal e social. Pode comprometer além da saúde, trabalho, família, estudos e relacionamentos.  (continua)

    Assista o VÍDEO sobre DEPRESSÃO  AQUI.


  •    Que tipo de ciência é a análise do comportamento? Ora descrita como parte da biologia, ora como parte da psicologia, ainda hoje permanece controversa sua posição no cenário científico. B. F. Skinner, talvez o principal epígono (se não prógono) dessa ciência no século XX sustentou diferentes posições sobre...   (continua)


  •    Três artigos recentes na seção Tendências/Debates da Folha de São Paulo tratam de abordagens para o tratamento de crianças autistas. Nilde Franch escreveu “Autismo e Psicanálise”, Del Rey, Vilas Boas e Ilo escreveram “Análise do Comportamento e Autismo” e...   (continua)


  •    Para muitos gerentes, colaboradores altamente motivados fazem o que são pagos para fazer, apenas o que está escrito em sua descrição de trabalho. Mas para mim, colaboradores altamente motivados fazem mais do que eles são pagos para fazer – eles fazem o que precisa ser feito para...   (continua)


  •    Nesse vídeo podemos observar como um paradigma é formado e como os seres seguem ele, seja animal ou seja o homem. Há aprendizagens que não entendemos de onde vem e replicamos comportamentos o resto da vida. A humanidade na sua maioria faz a mesma coisa, seguem...   (continua)


  •    Carol Dweck, psicóloga de Stanford, dedicou anos a demonstrar que um dos elementos fundamentais da educação satisfatória é a capacidade de aprender com os erros. No entanto, costumamos a ensinar bem o contrário. Se uma criança cometer erros, é porque...   (continua)


  •    Ser efetivo na vida representa a noção de fazer de forma a conseguir o que se deseja. Antes de tudo é preciso saber se você precisa realmente do que você imagina precisar, e se o resultado da conquista será gratificante. Neste vídeo o professor Gilberto Godoy fala sobre este tema e sobre a frase 'os cães ladram e a carruagem passa'. Confira:

    https://www.youtube.com/watch?v=fMfcnvoU8_g


  •    O professor e psicólogo Gilberto Godoy levanta reflexões sobre uma questão existencial de extrema importância: porque algumas pessoas desejam o seu próprio fim? O que leva uma pessoa a buscar a sua própria morte? São trazidos alguns dados epidemiológicos estratégicos para se compreender o fenômeno.   (continua...)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília