Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

O rolezinho como macrocontingência - JC Todorov

Enviado por Gilberto Godoy
o-rolezinho-como-macrocontingencia---jc-todorov

     O conceito de macrocontingência foi proposto por Maria E. Malott e Sigrid S. Glenn para tratar de assuntos que envolvem comportamentos individuais que se tornam um problema social dependendo no número de pessoas que se comportam. Uma pessoa fumando pode passar despercebida em uma atividade pública, mas quando muitas fumam ao mesmo tempo o ar fica irrespirável.

     Um adolescente passeando pelo shopping não fecha o comércio; dezenas fazendo um rolezinho alertam a polícia. O conceito se aplica também a efeitos positivos: doar dinheiro para a campanha de um candidato é ato individual sem consequência significativa, mas se milhões de simpatizantes doam, o efeito na campanha pode ser decisivo.

     Saber como fazer de uma contingência comportamental uma macrocontingência é o xis da questão. Em alguns casos a contingência comportamental em si não tem sentido – o respeito à faixa de pedestres em Brasília é um exemplo: o respeito existe porque uma grande campanha em 1996 mudou o comportamento de quase todos os motoristas e quase todos os pedestres, e ao mesmo tempo.

     O respeito à faixa existe porque motoristas e pedestres se comportam segundo a mesma contingência. Grande parte dos artigos e livros publicados trata de exemplos de modificação de práticas culturais em situação de laboratório, exemplos como os de Brasília são raros. A modificação de práticas culturais de populações envolve a interação de múltiplas organizações e múltiplos profissionais. O sucesso da campanha de Brasília deve ser creditado à colaboração durante meses de governo, mídia, universidade e organizações não governamentais.

    Há hoje no Brasil uma série de campanhas em andamento visando grandes modificações de práticas culturais deletérias, como o Bolsa Família (que engoliu o Bolsa Escola) e as campanhas do Ministério da Saúde. São experimentos naturais à espera da colaboração de analistas do comportamento. Questões de sustentabilidade ambiental envolvem além de governos e empresas comportamentos de pessoas, isoladamente.

    Um conhecimento mais acurado de metacontingências e macrocontingências habilitarão melhor o analista do comportamento a ajudar no planejamento e na implementação de programas eficazes para a manutenção de práticas culturais sustentáveis.
 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      O modelo do desamparo aprendido foi proposto por Seligman em 1975. Alunos do curso de psicologia devem dar atenção especial a este experimento pois sua relação com a vida cotidiana pode ser bem identificada. Uma coisa que às vezes poupa as pessoas de depressão ou impotência é um sentimento de controle sobre os seus imediatos ou a longo prazo circunstâncias.    (continua)


  •     Neste vídeo são apresentadas reflexões sobre o que o psicólogo pode e deve fazer atuando profissionalmente, quais as normas objetivas e padrões éticos devem ser seguidos e esperados na atuação do profissional da psicologia. (Continua)


  •    A terapia de casal objetiva favorecer mudanças e o desenvolvimento de comportamentos que produzam um melhor relacionamento interpessoal entre duas pessoas, independente do sexo. Para isto, o psicólogo que atende casais ajuda a entender a história de vida dos dois e a história do relacionamento para que possa atuar efetivamente no sentido de melhorar a relação cujo fundamento básico é a comunicação e as trocas humanas.   (continua)


  •    Esta lista de livros e artigos é uma sugestão organizada a partir da experiência de 25 anos como professor no ensino superior nos cursos de Psicologia, Anáslie do Comportamento, Administração, Direito, Pedagogia, Nutrição, Jornalismo, Supervisão Clínica e outros. Constam livros categorizados por...   (Confira)


  •    Quanto valemos? Quanto valem nossos comportamentos? "Um dia um jovem rapaz desanimado com a vida e com as pessoas, procurou um filósofo para ajudá-lo e disse: - Venho aqui professor porque me sinto inútil, não tenho ânimo. Dizem que...   (continua)
     


  •    Entre as preciosidades encontradas na biblioteca da Sociedade Sigmund Freud está essa entrevista. Foi concedida ao jornalista americano George Sylvester Viereck, em 1926. Deve ter sido publicada na imprensa americana da época.   (continua)


  •    “Todo comportamento, acredito, é modelado por contingências. Atendemos a conselhos e seguimos regras por causa das conseqüências reforçadoras que se seguiram quando assim agimos no passado. Mas o comportamento indicado pelo conselho ou pelas regras tem outras conseqüências.   (continua)


  •    Em 2004 uma equipe de médicos de Taiwan informou sobre o caso de uma mulher de 41 anos que atingia o orgasmo a cada vez que escovava os dentes. Nenhuma outra atividade ou variante, como escovar sem pasta ou tocar os dentes com a mão, disparava o efeito. Os médicos descobriram que a causa estava em...   (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília