Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Os peixes, o curral e a guerra - JC Todorov

Enviado por Gilberto Godoy
os-peixes--o-curral-e-a-guerra---jc-todorov

   Assinada pelo jornalista João Marcos Coelho a Folha de São Paulo de 18 de fevereiro de 2014 publicou entrevista com o  sociólogo italiano Nuccio Ordine autor do livro “A utilidade do inútil”. Um dos trechos ilustra o que seria a cultura de um povo para a maioria de seus integrantes. O autor fala de dois peixes jovens nadando em uma direção quando encontram um peixe mais velho que lhes pergunta: “ Como está a água hoje?”. Os jovens continuam em frente e um pergunta ao outro: “O que é água?”.

     Imagem semelhante foi usada pela analista do comportamento norueguesa Inguun Sandaker para se referir à cultura como o conjunto de normas, princípios e valores que regem sutilmente a vida em comum na sociedade. Em regiões que sofrem com o inverno rigoroso os agricultores costumam ter o curral em recinto fechado adjacente à casa. Quem entra no curral sente um cheiro muito forte, mas quem lá trabalha não sente mais o cheiro. Se alguém perguntar “Que cheiro é este?” poderá ouvir como resposta “Que cheiro?”.

     As duas imagens ilustram o mesmo fenômeno: para quem é parte de uma cultura, o controle exercido pelo grupo, apesar de regular quase tudo que fazemos, é quase invisível. Quando entramos em contato com outro grupo, sentimos o cheiro daquele controle e vemos as pessoas nadando naquelas ondas sociais.  A psicoterapia tem efeito semelhante a esse mergulho no “aquário” social dos outros; o processo nos ajuda a ver a água que nos faz boiar e as correntes que ajudam ou prejudicam nosso percurso.

     Um exemplo dramático de descoberta da “água” que nos  envolve é descrito por Tim O’Brien em seu livro “The things they carried” (www.marinerbooks.com). O autor serviu o exército americano na guerra do Vietnã na década de 70. Foi convocado; hoje o exército recruta voluntários. Era ótimo aluno no ensino médio. Poderia vir a ser admitido em uma das melhores universidades, com bolsa até, talvez. Mas a convocação mudou tudo; a única escapatória para quem não quisesse ir para a guerra era refugiar-se no Canadá. Tim O’Brien tentou esse caminho, chegou até a fronteira, estava em um barco a remo já perto da margem canadense, quando desistiu. A tradução do trecho a seguir é minha:

“Tentei sair do barco.
Agarrei a borda, me inclinei e pensei, Agora.
Chorei. Era simplesmente impossível.
Todos aqueles olhos voltados para mim – minha cidade, todo o universo – e eu não podia me arriscar a passar vergonha. Foi como se minha vida tivesse uma audiência, todas aquelas faces me olhando da margem do rio, e em minha cabeça eu podia ouvir pessoas me gritando. Traidor! me diziam. Vira-casaca! Covarde! Senti meu rosto vermelho de vergonha. Não podia tolerar isso. Não poderia aguentar a zombaria, ou a desgraça, ou o ridículo. Mesmo em  minha imaginação, com a margem a apenas vinte jardas, eu não conseguia agir com coragem. Não tinha nada a ver com moralidade. Era pura vergonha.

     E aí eu cedi.

     Eu iria para a guerra – iria matar e talvez morrer – porque estava envergonhado.
Isso era triste. E então sentei no barco e chorei.”

     (O’Brien, T. (2009). The things they carried. Pp. 56-57.  New York, NY: Mariner Books).


     Fonte: http://jctodorov.blogspot.com.br/

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    A distinção entre reforçadores naturais e arbitrários é problemática em Análise do Comportamento e não há conformidade nos uso desses conceitos dentre os analistas do comportamento. Goldiamond, Ferster, Kohlenberg, Tsai entre outros defendem o uso de reforçadores naturais em detrimento dos arbitrários no contexto aplicado pelos...   (continua)


  •    Palestra proferida pelo professor Gilberto Godoy, CRP 01/6115, por ocasião da Jornada COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES: Tristeza, medo e raiva, promovida pela Clínica Brasília de Psicologia em dezembro de 2020.   (continua)


  •      Terapia Comportamental: quando, como e para quê?
      A vida é dinâmica e exige de nós uma constante adaptação às circunstâncias por meio de nossos comportamentos. Dificuldades e problemas são parte do nosso cotidiano, em diversos níveis. Muitas vezes, damos conta de lidar com nossas questões sem ajuda profissional, porém, quando nos deparamos com uma condição na qual não temos as respostas...   (continua)


  •    Bons questionamentos de Seiiti Arata Jr.  Ele fundou a Arata Academy em 2007, prestando serviços de treinamento online para jovens empresários e profissionais que procuram alcançar resultados de excelência. Atualmente...   (continua)


  •    Confira no nosso Canal do YOUTUBE -->  AQUI

       A solidão é uma condição humana com potencial tanto para crescimento quanto para aflição. É um sentimento inevitável em alguns momentos da vida, mesmo estando em companhia de outros, portanto mais importante que evitar a dor de se estar só podemos aprender a estar só e extrair o melhor desses momentos.   (continua)


  •   Depressão é a denominação atribuída a um transtorno de humor que se caracteriza por um conjunto de somatizações e alterações de comportamentos, sentimentos, percepção, emoções entre outros e que podem comprometer a adaptação da pessoa à vida pessoal e social. Pode comprometer além da saúde, trabalho, família, estudos e relacionamentos.  (continua)

    Assista o VÍDEO sobre DEPRESSÃO  AQUI.


  •    Que tipo de ciência é a análise do comportamento? Ora descrita como parte da biologia, ora como parte da psicologia, ainda hoje permanece controversa sua posição no cenário científico. B. F. Skinner, talvez o principal epígono (se não prógono) dessa ciência no século XX sustentou diferentes posições sobre...   (continua)


  •    Três artigos recentes na seção Tendências/Debates da Folha de São Paulo tratam de abordagens para o tratamento de crianças autistas. Nilde Franch escreveu “Autismo e Psicanálise”, Del Rey, Vilas Boas e Ilo escreveram “Análise do Comportamento e Autismo” e...   (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  114261991 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília