Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Posição do homem na história do planeta

Enviado por Gilberto Godoy
posicao-do-homem-na-historia-do-planeta

     Você já havia parado para pensar sobre isso? Sobre um vórtice de perspectiva cronológica planetária? Ainda que geralmente temos a mania soberba de pensar que somos a última cereja do bolo, na realidade não somos nem de perto a mosca do cocô do cavalo do bandido, estamos muito distantes do pico da evolução do universo. É o que todos irão notar ao ver este pequeno infográfico que demonstra que o homem é mal uma piscada na face de um planeta que transcende em muito em duração e importância a nossa espécie.

     Este relógio organizado pelo Departamento de Geologia da Universidade de Winsconsin-Madison permite que vejamos uma perspectiva de onde estamos localizados no tempo da escala geológica: próximo a meia-noite da história do planeta, para ser mais exato às 11:58:43, pouco mais de um minuto. Muito menos tempo provavelmente do que demorará em ler este artigo. Seremos talvez como aqueles desenhos que as crianças fazem na areia da praia que o mar apaga.

     Em apenas 1 minuto e 17 segundos de tempo -levando em conta um dia como unidade para significar os mais de 4 bilhões de anos da Terra- o homem cagou transformou todo o ecossistema do planeta. Alguns acham que inclusive até ao ponto de colocar em risco a sobrevivência desta esfera de vida. Mas sabe-se lá se esta não é mais uma forma do antropocentrismo que nos caracteriza e a Terra, como um ser que se auto-organiza e se auto-regula, logo nos engula. Somos talvez só uma ideia em sua consciência, um rabisco mal feito.

     Por outro lado talvez sejamos também a ideia mais sofisticada da Terra e da evolução como energia que se manifesta no corpo planetário. Ainda que uma ideia perigosa, muito perigosa.

     Fonte: Negócio Digital

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    A foto abaixo, conhecida como Os acrobatas do Empire State, é uma das mais famosas do Arquivo Bettmann; uma coleção de mais de 19 milhões de fotografias  que foi iniciada em 1936 por Otto Bettmann, um alemão que havia imigrado para os Estados Unidos para escapar dos nazistas.   (continua)


  •    Um história digna de figurar entre as mais destacadas do seriado "Acredite se quiser!"... O ator canadense Charles Francis Coghlan, nascido na Ilha do Príncipe Eduardo, fez verdadeiro sucesso representando papéis de obras de Shakespeare, o que resultou em um convite para fazer uma turnê pelos EUA.   (continua)


  •    Usando este seu computador, você nem se dá ao trabalho de lembrar como eram as coisas há cerca de 30 anos, não é? Pois, para lembrá-lo, segue uma reportagem da década de 90 que mostra o medo pela chegada do assustador vírus Michelangelo, considerado por muitos como o “pai dos vírus”.


  •    Tente responder o problema de lógica que a maioria dos alunos de Harvard errou. Um taco e uma bola de baseball custam juntos US$ 1.10.  O taco custa um dólar a mais que a bola. Quanto custa a bola?  Se você pensou em .10 US$  errou...


  •    A mídia tende a se concentrar nas coisas negativas e ignora algumas das coisas que fazem o mundo um lugar melhor. Basta ver o que as redes de TV promovem quando algo de muito ruim acontece. Basta ver que apresentadores medíocres não param de surgir na televisão. É por isso...   (continua)


  •    E quando a gente pensa que já viu tudo...


  •    Na primeira década do século XX Charles Chaplin ganhou imensa popularidade e uma infinidade de "Chaplinistas" percorriam os circos e teatros ganhando a vida ao imitar o gênio do humor do cinema mudo. Tantos imitadores levaram a vários concursos, inclusive um nacional, nos...   (continua)


  •    Paradoxo é uma declaração aparentemente verdadeira que leva a uma contradição lógica, ou a uma situação que contradiz a intuição comum. Em termos simples, um paradoxo é "o oposto do que alguém pensa ser a verdade".  1.Paradoxo dos sentimentos (e da lógica): "O coração tem razões...   (Continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília