Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Posição do homem na história do planeta

Enviado por Gilberto Godoy
posicao-do-homem-na-historia-do-planeta

     Você já havia parado para pensar sobre isso? Sobre um vórtice de perspectiva cronológica planetária? Ainda que geralmente temos a mania soberba de pensar que somos a última cereja do bolo, na realidade não somos nem de perto a mosca do cocô do cavalo do bandido, estamos muito distantes do pico da evolução do universo. É o que todos irão notar ao ver este pequeno infográfico que demonstra que o homem é mal uma piscada na face de um planeta que transcende em muito em duração e importância a nossa espécie.

     Este relógio organizado pelo Departamento de Geologia da Universidade de Winsconsin-Madison permite que vejamos uma perspectiva de onde estamos localizados no tempo da escala geológica: próximo a meia-noite da história do planeta, para ser mais exato às 11:58:43, pouco mais de um minuto. Muito menos tempo provavelmente do que demorará em ler este artigo. Seremos talvez como aqueles desenhos que as crianças fazem na areia da praia que o mar apaga.

     Em apenas 1 minuto e 17 segundos de tempo -levando em conta um dia como unidade para significar os mais de 4 bilhões de anos da Terra- o homem cagou transformou todo o ecossistema do planeta. Alguns acham que inclusive até ao ponto de colocar em risco a sobrevivência desta esfera de vida. Mas sabe-se lá se esta não é mais uma forma do antropocentrismo que nos caracteriza e a Terra, como um ser que se auto-organiza e se auto-regula, logo nos engula. Somos talvez só uma ideia em sua consciência, um rabisco mal feito.

     Por outro lado talvez sejamos também a ideia mais sofisticada da Terra e da evolução como energia que se manifesta no corpo planetário. Ainda que uma ideia perigosa, muito perigosa.

     Fonte: Negócio Digital

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    "Quem falou que a vida é fácil?", já dizia o Capitão Nascimento. Talvez por isso seja tão fácil decorar nossa vida cotidiana com manchetes de más notícias, energicamente propagadas por meios que querem chamar sua atenção através da morbidez e que, de maneira irresponsável...   (continua)


  •    A gente não imagina como são fabricados alguns produtos artesanais tão comuns no dia a dia. A tesoura, por exemplo. O fotógrafo Shaun Bloodworth criou um vídeo chamado "The Putter", documentando o processo de produção de uma tesoura. O vídeo mostra...   (continua)


  •    Em 1962 o famoso psicólogo social Solomon Asch juntou-se a equipe de um programa de pegadinhas chamado Candid Camera para demonstrar como as pessoas se conformam à norma. A facilidade com que uma pessoa modifica sua conduta para ajustar com um grupo faz...   (continua)


  •    Uma pimenta 1000 vezes mais ardida que a dedo-de-moça. Muita gente "insana" reunida na Dinamarca só para provar da delícia. Nada encontrado em estado natural pode superar a quantidade de capsaicina da Bhut Jolokia, também conhecida como pimenta fantasma, por isso...   (continua)


  •    Há uma frase que diz: “Não são todos os que estão, nem estão todos os que são”. Quer dizer que, nem todos os que estão em um hospital psiquiátrico são loucos e nem todos os loucos estão em um hospital psiquiátrico. Há psicopatas em todas as partes: dirigindo um transporte público, administrando uma empresa ou governando um país.   (continua)


  •    O barulho que ouvimos quando colocamos uma concha junto ao nosso ouvido não é o oceano, mas sim o som do sangue correndo nas veias da orelha;  - O ouro é o único metal que não enferruja, mesmo estando enterrado no solo por milhares de anos; A língua é o único músculo do corpo que está ligado apenas a uma extremidade...   (continua)


  •    As crianças são sumamente sensíveis e podem captar (discriminar) coisas que os adultos não, porque seu leque de sensações ainda não experimentou o bastante para que possa confundi-los. A conexão maior eles têm com suas mães. Reconhecem seus modos, seu cheiro e talvez haja...   (continua)


  •    Uma das aplicações mais curiosas dos vídeos 360° é a de mostrar como são realmente alguns lugares com um realismo enorme: como se estivesses ali. Neste exemplo podemos ver um dos datacenters do Google, situado em Dalles, Oregon.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília