Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

30 anos sem BF Skinner

Enviado por Gilberto Godoy
30-anos-sem-bf-skinner

   Há 26 anos, no dia 18 de agosto de 1990, falecia Burrhus Frederic Skinner.

   Sem dúvida um dos psicólogos mais influentes de todos os tempos. Ele ocupou cargos nas Universidades de Minnesota e Indiana, e foi o condecorado com o título de "Edgar Pierce Professor" (importante título da Universidade de Harvard) de Psicologia na Universidade de Harvard, de 1958 até sua aposentadoria em 1974.

   A revista Time elegeu Skinner como o psicólogo mais importante e influente do Século XX.

   Seu trabalho pioneiro em psicologia experimental promoveu o Behaviorismo, modelando comportamentos através de reforçamento e descreveu os princípios do condicionamento operante com base na "Lei do Efeito" de Edward Thorndike, mas expandindo as implicações e suas aplicações.

   Entre os maiores impactos de seu trabalho está o Behaviorismo Radical, a filosofia da ciência que fornece estratégias para explorar e compreender os fatores causais que influenciam o comportamento humano através de relações funcionais.

   Embora tenha se tornado famoso por suas "Caixas de Skinner", um termo que ele nunca usou, seu impacto na Psicologia, nas Ciências do Comportamento e até na forma como enxergamos o homem pode ser considerado singular. Para Skinner, o mundo podia ser considerado uma enorme Caixa de Skinner.

   Mais do que qualquer outro campo da psicologia, talvez mais até do que a psicometria, a Análise do Comportamento de Skinner teve aplicações mais profundas, amplas e generalizadas que variam de Farmacologia Comportamental (estudos sobre vício, psicofarmacologia, toxicologia comportamental, etc.), ao ensino regular e especial (com enormes impactos nos métodos de ensino utilizados de escolas a universidades em todo o mundo), as primeiras intervenções na área de autismo, gestão organizacional, e a psicologia do envelhecimento.

   Entre seus livros mais influentes estão: "Comportamento dos Organismos" (1938); "Comportamento Verbal" (1957) e "Ciência e Comportamento Humano" (1953).

   Skinner deixou sua esposa Eve, e filhas Julie Vargas e Deborah Buzan.

   Para mais informações, consulte a "B.F.Skinner Foundation": http://www.bfskinner.org
   A "Association for Behavior Analysis a International (ABAI): https://www.abainternational.org
   "The Cambridge Center for Behavioral Studies" http://www.behavior.org
   Haggbloom, Steven J.; Warnick, Jason E.; Jones, Vinessa K.; Yarbrough, Gary L.; Russell, Tenea M.; Borecky, Chris M.; McGahhey, Reagan et al. (2002). Review of General Psychology 6 (2): 139–152.

        Fonte: texto original por Travis Thompson. Tradução e adaptação: Instituto Cinco.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    João Guimarães Rosa (Cordisburgo, 27 de junho de 1908 — Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1967), foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata. Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase...   (continua)


  •      Nelson Falcão Rodrigues (Recife, 23 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980) foi um importante dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro. Nascido em Recife, Pernambuco, no ano de 1912. Mudou-se em 1916 para a cidade do Rio de Janeiro.   (continua)


  •    Arthur Robert Ashe, Jr. (Richmond, Virgínia, 10 de julho de 1943 — 6 de fevereiro de 1993) foi um tenista norte-americano. Também é lembrado por seus esforços em causas sociais que apoiava. Quando jovem, Ashe era pequeno e mal coordenado. Mas quando entrou para o...   (continua)


  •    Dizem que não é fácil conviver na intimidade com grandes gênios. A julgar por Einstein deve ser verdade. Vários detalhes constrangedores da intimidade do gênio estão descritas no livro Einstein: sua Vida e Universo, de Walter Isaacson.   (continua)


  •    Um dos mais incríveis cientistas da história humana. E um dos gênios mais subestimados da espécie. Assim pode ser definido Nikola Tesla, nascido em uma cidade do antigo Império Austríaco, região da atual Croácia, em 10 de julho de 1856.   (continua)


  •    Há tempos que este blog deve uma homenagem a Antônio Abujamra. Ele nasceu em Ourinhos, 15 de setembro de 1932 e morreu em São Paulo, 28 de abril de 2015. Foi um diretor de teatro,ator e apresentador brasileiro, sendo um dos primeiros a introduzir os métodos teatrais de...   (continua)


  •    Ivan Guimarães Lins nasceu no Rio de Janeiro em 16 de junho de 1945. Um dos músicos de maior sucesso no mundo, tem uma obra belíssima. Um gênio naquilo que faz. Parabéns Ivan!

    "No novo tempo, apesar dos castigos
    Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
    Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
    (continua)


  •    O fotógrafo Evandro Teixeira registrou algumas das passagens mais importantes da história política latino-americana do século XX. Na chegada do General Castello Branco ao Forte de Copacabana (1964), na Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro (1968) e na queda do regime de Salvador Allende, no Chile (1973), lá estava ele, empunhando sua máquina fotográfica.   (continua)


Copyright 2011-2020
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília