Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Empresa prepara viagem a Marte... só de ida

Enviado por Gilberto Godoy
empresa-prepara-viagem-a-marte----so-de-ida

      Nicolas Delaunay, em Haia, via UOL Notícias/ciência

     A partir de 2023 turistas poderão viajar a Marte com passagem de ida simples, que será financiada com a cobertura da aventura, divulgou uma empresa holandesa, enquanto o veículo-robô Curiosity da Nasa faz suas primeiras explorações no planeta vermelho.
 
     "A conquista de Marte é a etapa mais importante da história da humanidade", disse à AFP Bas Lansdorp, engenheiro mecânico de 35 anos que criou a empresa "Mars One", decidido a prosseguir com sua ideia, apesar do ceticismo dos especialistas.

     Uma particularidade do projeto é que, por enquanto, não haverá viagem de volta, impossível do ponto de vista técnico, explicou Bas Lansdorp.
 
     O empresário avalia o custo da viagem em 6 bilhões de dólares, mais de duas vezes os 2,5 bilhões da missão do robô americano Curiosity, que posou em Marte em 5 de agosto para investigar se o entorno do planeta foi propício à vida microbiana no passado.
 
     A seleção de astronautas, sua vida diária em Marte e a viagem de sete meses serão material para programas de televisão destinados a financiar a aventura.
 
     Bas Lansdorp explicou ter tido a ideia do financiamento do projeto ao conversar com o compatriota Paul Römer, um dos criadores do 'reality show' Big Brother, exibido pela primeira vez na Holanda, em 1999.
 
     Alguns especialistas se questionam sobre a ética do projeto ou sua possibilidade técnica, embora outro holandês, Gerard't Hoofd, prêmio Nobel de Física em 1999, apóie a empresa holandesa e seja um de seus embaixadores.
 
     "Sempre houve aventureiros para lançar viagens ao desconhecido. Pensemos nos vikings que foram para a América, em Cristóvão Colombo", argumentou, em declarações à AFP.
 
     O engenheiro Lansdorp, que trabalhou com energia eólica, admite que falta concretizar vários aspectos do projeto.
 
     Só a metade das missões das grandes agências espaciais lançadas desde 1960 para pousar em Marte teve sucesso. Mas a "Mars One" prevê criar no planeta uma colônia a partir de 2023. O presidente americano, Barack Obama, estabeleceu como meta enviar homens a Marte antes de 2030.
 
     Bas Lansdorp e sua equipe, formada por um físico, um desenhista industrial e um especialista de comunicação empresarial, contam em manter o controle sobre a "coordenação geral" do projeto. A realização técnica ficará a cargo de empresas privadas especializadas.
 
     Possível... em teoria
 
     A seleção e o treinamento dos candidatos astronautas deveriam começar, em 2013, e o envio dos módulos habitacionais, das provisões e dos veículos robotizados estão previstos entre 2016 e 2022.Em abril de 2023, os quatro primeiros homens e mulheres pousarão em Marte. Outros astronautas (21 no total em 2033) se somarão. A temperatura média no planeta é de 55 graus abaixo de zero e a atmosfera é composta em 95% de dióxido de carbono.
 
     Os astronautas instalarão a colônia e realizarão pesquisas científicas. Seu oxigênio será produzido a partir da água presente sob a forma de gelo no subsolo.
 
     "Penso que restam perguntas que não têm sido examinadas em profundidade", avalia Chris Welch, professor de engenharia espacial da Universidade Internacional para o Espaço (ISU), sediada em Estrasburgo (nordeste da França).
 
     "De um ponto de vista técnico, diria que é metade/metade", acrescentou Welch, explicando que a produção de oxigênio a partir do gelo é "possível em teoria", embora extremamente incerta.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Continuando nossa seção "Mundo Vasto Mundo", hoje vamos até a Grécia. Em Santorini, a legenda é praticamente indistinguível da realidade. E ali, na ilha com a fama de ter sido a terra de Atlântida, as cinco casas da Coleção Tsitouras são empoleiradas num penhasco de mil metros com vista para uma das vistas mais espetaculares do Mediterrâneo...   (continua)


  •    Medo de voar? Um novo aplicativo promete acalmar quem tem insegurança de viajar de avião usando dados estatísticos. Chamado “Am I going down?” (“Eu vou cair?”), o sistema promete aos viajantes mostrar a probabilidade de que seu voo sofra um acidente. Para isso, o usuário precisa digitar os aeroportos de saída e de destino, o nome da companhia aérea e o modelo da aeronave.   (continua)


  •      Inauguramos hoje a sessão "Mundo Vasto Mundo".  Sugestões de viagens, com diversas possibilidades, por este nosso planeta maravilhoso. Para iniciar vamos a um antigo Monastério, o Villa San Michele, em Fiesole, que é hoje um hotel boutique localizado no alto de uma montanha sobre a cidade de Florença, de onde se vê a cidade (ta) vibrando ali embaixo. Ver fotos e site.

         http://www.visaluxuryhotelcollection.com.br/hotel-detail/villa-san-michele


  •  

         Ricardo Freire dá boas dicas para montar uma viagem de carro pela Europa.
     


  •    Um grande time-lapse  que mostra cenas de 17 países, 343 dias, 6.237 fotografias. Uma incrível jornada do fotógrafo Kien Lam, que no ano retrasado decidiu tomar uma atitude que muitos pensam, mas não tem coragem. Cansado da rotina do trabalho, pediu as contas, botou as tralhas em uma mochila, pegou sua câmera e comprou uma passagem para Londres e ganhou o mundo...


  •      É um santuário ecológico. O mar é tão calmo como um lago e nas noites de céu estrelado é possível ver as estrelas refletidas na superfície da água - por isso o nome. Angra dos Reis/Ilha Grande RJ. Vale a pena conhecer.


  •    Um sonho de consumo? Então vamos sonhar nas nuvens! O Airbus A380 é o maior avião do mundo. Pijama para dormir, open bar ao longo do voo e até um banheiro equipado com chuveiro tornam a viagem de avião um passeio inesquecível. Sem contar com a...   (continua).


  •    Mundo Vasto Mundo! Localizado em uma bela praia, este hotel tem uma vista espetacular. Metade do resort é com "Hotel Villas" e a outra metade "Proprietários Villas", que podem ser alugadas e aproveitar o mesmo serviço.   (continua)


Copyright 2011-2018
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília