Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Pirenópolis para curtir em 2 dias

Enviado por Gilberto Godoy
pirenopolis-para-curtir-em-2-dias

   Entre Brasília e Goiânia existe a pequena Pirenópolis (ou só “Piri” para os mais íntimos). Com boa comida, pousadas de charme, compras espertas e um vasto patrimônio cultural, não há como não deixar de se encantar com essa pequena joia do interior de Goiás. Destino perfeito para um bate e volta. Listamos aqui os programas indispensáveis pra curtir ao máximo esse destino de charme em 48 horas.

  DDD: 62
  Informações turísticas: Centro de Atendimento ao Turista. Telefone: 3331-2633
  Rodoviária: Rua Neco Mendonça, s/n – Centro. Telefone: 3331-1080

  Como chegar:
De avião - O aeroporto mais próximo é o de Goiânia, a 125 quilômetros de Pirenópolis. Há vôos diários partindo das principais cidades do país.
De carro - Vindo do Rio, acesso pela BR-040 (até Brasília), BR-060 (direção Goiânia, até Abadiânia) e GO-338. Vindo de São Paulo, acesso pela SP-330 (até divisa com Minas Gerais), BR-050 (até Catalão, Goiás), GO-330 (até Anápolis), BR-414 (até Planalmira) e GO-338.Vindo de Brasília, BR-060 (direção Goiânia, até Abadiânia) e GO-338.
De ônibus - As empresas Goianésia, Santo Antônio e Expresso São José têm ônibus partindo de Brasília, Goiânia e Anápolis, respectivamente.
 

   Centro Histórico de Pirenópolis
Tombada pelo IPHAN em 1989 como patrimônio histórico, a cidade conserva o casario colonial. Pelas ladeiras calçadas em paralelepípedos do centro antigo estão espalhadas construções de janelas coloridas, igrejas e espaços culturais. O cenário fica ainda mais bonito à noite, quando são acesas antigas luminárias. Vá a pé, sem pressa, e se deleite com os cafés, lojinhas de artesanatos, os bistrôs e todo o charme do lugar.


   Curtir a deliciosa Rua do Lazer
  Nos finais de semana - seja alta ou baixa temporada -, a noite é agitada na Rua do Rosário, mais conhecida como Rua do Lazer. Por ali, estão restaurantes das mais variadas especialidades, além de bares para todos os gostos. A rua fica fechada para veículos com mesas e cadeiras colocadas na rua mesmo.


   Visitar o Parque Estadual dos Pireneus
  Espalhado por uma área de quase três mil hectares, o parque oferece trilhas, cachoeiras com poços para banhos e o mirante do pico da Capelinha, o segundo mais alto do Estado, a 1.385 metros de altitude. Como chegar: Acesso pela estrada para o Parque dos Pireneus
  Telefone: (62) 3331-2633

   Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário
  A igreja foi construída por escravos entre 1750 e 1754. O destaque é o altar-mor, que guarda a imagem do Senhor do Bonfim em tamanho natural, feita em madeira e trazida da Bahia. Símbolo da tradicional cultura pirenopolina, esta majestosa e monumental igreja tem sob a sua vetusta edificação o retrato da história: do fausto aurífero. Considerada como o maior e mais antigo monumento histórico de Goiás, passou pelo abandono, a revalorização histórica, o infeliz incêndio e, mais uma vez, sua reconstrução. A igreja está aberta à visitação aos sábados, domingos, segundas-feiras, quintas-feiras e sextas-feiras, das 07:00 às 17:00h. Terça e quarta é fechado.


  Museu das Cavalhadas
  O colorido museu reúne indumentárias e objetos que contam a história da Festa do Divino, a mais tradicional da região.
  Endereço: Rua Direita, 39, Pirenópolis.
  Telefone: (62) 3331-1166


  Museu Rodas do Tempo
  Rodas do Tempo é a realização de um sonho de quem, por mais de trinta anos, procurou resgatar e restaurar veículos antigos motorizados de duas rodas. São motocicletas, bicicletas motorizadas, scooters e veículos com mais de duas rodas que possuem motorização de motocicleta ou scooter. Venha dar um passeio pela história em duas rodas. 
  Visite: www.rodasdotempo.com.br. Av. Prefeito Luiz Gonzaga Jayme nº 172, Alto do Bonfim, Pirenópolis-Goiás. Telefone: (62) 3331-2487. E-mail: contato@rodasdotempo.com.br

  Santuário Vagafogo
  A reserva particular foi criada em 1990 para promover a educação ambiental, o ecoturismo e a produção sustentável de alimentos. Conta uma trilha acessível de 1.500m que revela árvores centenárias da mata ciliar que margeia o Rio Vagafogo, onde é possível se refrescar em uma piscina natural e uma pequena cachoeira. O Santuário oferece também atividades para visitantes de todas as idades como: arvorismo, rappel, tirolesa pêndulo, observação de fauna e flora, biblioteca, quiosque com redes para descanso e o Brunch, uma verdadeira experiência gastronômica com cerca de 45 itens produzidos na própria fazenda a partir de frutos do cerrado e produtos locais ou ainda optar pelos deliciosos lanches e porções. Destaque para o ótimo brunch é o atendimento do lugar!
Rua Frota, 888, Pirenópolis. Telefone: (62) 3335-8515


  Fazenda Babilônia
  Construída por escravos em fins do século XVIII, a Fazenda Babilônia possui imenso valor histórico. Preservada durante séculos e tombada como Patrimônio Nacional, ainda conserva o enorme casarão colonial sustentado por grossas vigas de madeiras e paredes de taipa e rodeado por muros de pedras. Além do patrimônio e da história, a Fazenda babilônia ainda resgata a gastronomia colonial. Uma fartíssíma refeição composta de mais de 40 itens feitos com produtos da própria fazenda. São antigas receitas típicas de um Goiás rural e antigo. É o Café Sertanejo da Fazenda Babilônia.
  GO-431, Km 3, Pirenópolis, Goiás 72980-000.
  Número de telefone: +55 (62) 9294-1805


  Passeio de Jipe
  A área de lazer do Hotel Fazenda Tabapuã dos Pirineus também é aberta para quem não está hospedado. Uma das atividades mais procuradas é a tirolesa com 570 m de extensão - uma trilha de 1,5 km leva até a plataforma de lançamento. Um passeio de jipe leva à Cachoeira do Coqueiro e ao Mirante do Pico dos Pireneus. Acesso pela estrada para Cocalzinho (atravessando o Parque Estadual dos Pireneus), 20 km (17 km de terra) ou 45 km por asfalto via Corumbá de Goiás.
  Telefones: (61) 3447-9325 e (61) 9973-9303


  Compras
  As lojinhas concentram-se principalmente na Rua do Bonfim, o Largo do Rosário e a feirinha na praça central nos finais de semana e feriados, e oferecem joias, máscaras, bolsas, tapetes, sabonetes artesanais e peças de arte. Há muita coisa de desenho encantador, artesanato de primeira, feita por artistas locais e gente que se mudou para cá em busca de um ambiente charmoso.


  Cachoeiras aos montes
  A Serra dos Pirineus abriga cachoeiras para todos os gostos - caudalosas, repletas de piscinas, perfeitas para a prática de rapel... A maioria fica dentro de reservas ecológicas, o que significa o pagamento de ingresso. É recomendável contratar guias, uma vez que o acesso para algumas exige longas caminhadas. Curta Mais selecionou algumas das mais procuradas:


  Cachoeira do Rosário
  Com 40 metros de queda, Rosário é procurada para a prática de rapel - a aventura termina em uma bela piscina natural. A cachoeira fica no Santuário das Araras e é acessível por trilha (uma hora de caminhada). O espaço oferece, ainda, mirante e almoço caipira. Saindo de Pirenópolis, siga pela rua direita até o cruzamento que dá acesso ao aeroporto e saida para goianésia. Siga em frente por 29 km. Após passar a segunda ponte encontrará a via de acesso a direita e siga por mais 9 km chegando a Cachoeira Nossa Senhora do Rosário.
  Informações: Demócrito Alexandre Pereira - (62) 9952 8515 e 3331 1029


  Cachoeira do Abade
  Há duas maneiras de aproveitar o passeio até a Cachoeira do Abade, em Pirenópolis (GO). Uma delas é ir direto à Cachoeira do Abade, com poço para banho e prainha, e à do Canyon (7 m), com poço grande e fundo. A outra é percorrer a trilha de 2,5 km com mirantes, corredeiras leves, um poço e, para finalizar, uma ponte suspensa (o ingresso também dá direito a visitar as cachoeiras).
  Endereço: Acesso pela estrada para o Parque dos Pireneus, Pirenópolis, Goiás, Brasil
  Número de telefone: (062) 91329694


  Cachoeiras do Lázaro e de Santa Maria
  As Cachoeiras de Santa Maria e Lázaro ficam dentro da Reserva Ecológica de Vargem Grande. A de Santa Maria (8m de queda, dez minutos de trilha fácil) é melhor para o banho: tem poço mais fundo e praia. Na do Lázaro (15m e 30 minutos de trilha média), o melhor é a ducha. Há salva-vidas na alta temporada (janeiro e julho) e fins de semana. Acesso pela estrada para o Parque dos Pireneus.
  Telefone: 62-3331-3071


  Cachoeiras Bonsucesso
  Local rico em belezas naturais com cachoeiras belíssimas com água límpida e gelada que proporcionam um banho delicioso. A lagoa azul é a última das cachoeiras e a mais bela e a cachoeira da pedreira é melhor para crianças.


  Cavalhadas - Festa do Divino
  Tradicional em diversas regiões do país, a Festa do Divino Espírito Santo acontece também em Pirenópolis. Um detalhe, porém, faz a diferença: o evento realizado na pequena cidade goiana é considerado o mais bonito do Brasil e atrai milhares de turistas. O fato se deve à Cavalhada, uma bela e emocionante encenação onde os cavaleiros revivem lutas medievais envolvendo mouros e cristãos. A festa folclórica dura três dias e acontece um mês e meio depois da Páscoa. A programação inclui ainda coroação do imperador, espetáculos de fogos de artifício, repique de sinos e procissão de bandeiras. Os eventos são sempre acompanhados pelos mascarados, que se fantasiam com coloridas cabeças de boi ou de onça e divertem a garotada.


     Fonte: curtamais C+
 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Fazer uma viagem à Orlando, desfrutar do sonho criado por Walt Disney, passear pelas atrações turísticas do mundo é o desejo de muitos brasileiros. Aqui vão muitas dicas para aproveitar melhor esta viagem.   (continua)


  •    O tão “temido” SSSS no cartão de embarque apareceu pra mim quando estava voltando de Punta Cana para Washington DC hoje. Eu já sabia por alto do que se tratava, mas nunca achei que eu teria a experiência de tê-lo no meu cartão de embarque.   (continua)


  •       Alguns destes lugares infrequentes podem ser estranhos demais para uns, empoeirados demais para outros. Mas o mundo oferece muito mais do que os Champs-Élysées. Talvez seja a hora de roteiros alternativos. Aqui vão algumas propostas.   (continua)


  •    Os hotéis-escola Senac têm atrações variadas para as férias.  Ecogastronomia, golf, spa, música, pizza, leitura, lazer... você encontra muito do que imagina por lá.  http://www.grandehotelsenac.com.br/


Copyright 2011-2019
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília