Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

50 anos de Psicologia no Brasil

Enviado por Gilberto Godoy
50-anos-de-psicologia-no-brasil

 

     Parabenizo a todos os Psicólogos e Psicólogas pelo seu merecido dia, 27 de agosto. Hoje fazem 50 anos da Lei 4119/62 que  regulamentou a nossa profissão no Brasil.

     Tenho muito orgulho e satisfação de ser Psicólogo. Entendo como um privilégio ter podido estudar, me dedicar e aprender sobre o comportamento humano e animal da forma como fiz. Hoje, a despeito das inúmeras limitações que nós temos pela frente, me sinto capaz de ver a vida com olhos mais realistas e serenos, o que faz um tremendo bem a alma.

     Agradeço aos colegas de profissão, amigos, professores - também aos que não estão mais entre nós - , aos inúmeros alunos e alunas que tive durante esses longos anos, com quem também aprendi muito. Agradeço especialmente aos clientes com quem tive contato e pude ajudar de alguma maneira, e ao UniCEUB, instituição que sempre me deu todo o apoio e estrutura que foi necessária tanto na minha formação, como para o aprimoramento da excelência profissional. Agradeço ainda à minha família, aos presentes e aos distantes, pela referência de valores e apoio. Todos me fizeram de algum modo uma pessoa melhor e mais consciente das minhas  potencialidades e limitações. 

    Nesta caminhada aprendemos muito, crescemos e estamos na luta por uma sociedade mais justa. Independente de nossa abordagem, de nossa visão de homem, de possíveis divergências, todos queremos contribuir para personificar o que diz o segundo princípio do nosso código de ética profissional:  "O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão." Que ao comemorarmos o nosso cinquentenário profissional, tenhamos ainda mais motivos para celebrar nossa alegria,  nosso compromisso e realização de sermos Psicólogos.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      O modelo do desamparo aprendido foi proposto por Seligman em 1975. Alunos do curso de psicologia devem dar atenção especial a este experimento pois sua relação com a vida cotidiana pode ser bem identificada. Uma coisa que às vezes poupa as pessoas de depressão ou impotência é um sentimento de controle sobre os seus imediatos ou a longo prazo circunstâncias.    (continua)


  •     Neste vídeo são apresentadas reflexões sobre o que o psicólogo pode e deve fazer atuando profissionalmente, quais as normas objetivas e padrões éticos devem ser seguidos e esperados na atuação do profissional da psicologia. (Continua)


  •    A terapia de casal objetiva favorecer mudanças e o desenvolvimento de comportamentos que produzam um melhor relacionamento interpessoal entre duas pessoas, independente do sexo. Para isto, o psicólogo que atende casais ajuda a entender a história de vida dos dois e a história do relacionamento para que possa atuar efetivamente no sentido de melhorar a relação cujo fundamento básico é a comunicação e as trocas humanas.   (continua)


  •    Esta lista de livros e artigos é uma sugestão organizada a partir da experiência de 25 anos como professor no ensino superior nos cursos de Psicologia, Anáslie do Comportamento, Administração, Direito, Pedagogia, Nutrição, Jornalismo, Supervisão Clínica e outros. Constam livros categorizados por...   (Confira)


  •    Quanto valemos? Quanto valem nossos comportamentos? "Um dia um jovem rapaz desanimado com a vida e com as pessoas, procurou um filósofo para ajudá-lo e disse: - Venho aqui professor porque me sinto inútil, não tenho ânimo. Dizem que...   (continua)
     


  •    Entre as preciosidades encontradas na biblioteca da Sociedade Sigmund Freud está essa entrevista. Foi concedida ao jornalista americano George Sylvester Viereck, em 1926. Deve ter sido publicada na imprensa americana da época.   (continua)


  •    “Todo comportamento, acredito, é modelado por contingências. Atendemos a conselhos e seguimos regras por causa das conseqüências reforçadoras que se seguiram quando assim agimos no passado. Mas o comportamento indicado pelo conselho ou pelas regras tem outras conseqüências.   (continua)


  •    Em 2004 uma equipe de médicos de Taiwan informou sobre o caso de uma mulher de 41 anos que atingia o orgasmo a cada vez que escovava os dentes. Nenhuma outra atividade ou variante, como escovar sem pasta ou tocar os dentes com a mão, disparava o efeito. Os médicos descobriram que a causa estava em...   (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília