Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

50 anos de Psicologia no Brasil

Enviado por Gilberto Godoy
50-anos-de-psicologia-no-brasil

 

     Parabenizo a todos os Psicólogos e Psicólogas pelo seu merecido dia, 27 de agosto. Hoje fazem 50 anos da Lei 4119/62 que  regulamentou a nossa profissão no Brasil.

     Tenho muito orgulho e satisfação de ser Psicólogo. Entendo como um privilégio ter podido estudar, me dedicar e aprender sobre o comportamento humano e animal da forma como fiz. Hoje, a despeito das inúmeras limitações que nós temos pela frente, me sinto capaz de ver a vida com olhos mais realistas e serenos, o que faz um tremendo bem a alma.

     Agradeço aos colegas de profissão, amigos, professores - também aos que não estão mais entre nós - , aos inúmeros alunos e alunas que tive durante esses longos anos, com quem também aprendi muito. Agradeço especialmente aos clientes com quem tive contato e pude ajudar de alguma maneira, e ao UniCEUB, instituição que sempre me deu todo o apoio e estrutura que foi necessária tanto na minha formação, como para o aprimoramento da excelência profissional. Agradeço ainda à minha família, aos presentes e aos distantes, pela referência de valores e apoio. Todos me fizeram de algum modo uma pessoa melhor e mais consciente das minhas  potencialidades e limitações. 

    Nesta caminhada aprendemos muito, crescemos e estamos na luta por uma sociedade mais justa. Independente de nossa abordagem, de nossa visão de homem, de possíveis divergências, todos queremos contribuir para personificar o que diz o segundo princípio do nosso código de ética profissional:  "O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão." Que ao comemorarmos o nosso cinquentenário profissional, tenhamos ainda mais motivos para celebrar nossa alegria,  nosso compromisso e realização de sermos Psicólogos.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      O conceito de macrocontingência foi proposto por Maria E. Malott e Sigrid S. Glenn para tratar de assuntos que envolvem comportamentos individuais que se tornam um problema social dependendo no número de pessoas que se comportam. Uma pessoa fumando pode passar despercebida em uma atividade pública, mas quando muitas fumam ao mesmo tempo o ar fica irrespirável.   (continua)


  •    Esta é uma lista de 50 documentários e vídeos de Psicologia, online e gratuitos disponíveis na internet, com um pequeno resumo de cada um deles. São documentários que tratam temas importantes da psicologia com alguns dos principais autores e teorias. Vale a pena conferir.   (continua)


  • O professor Gilberto Godoy fala sobre Terapia Comportamental com Idosos, dando dados e possibilidade para ajudar os idosos e quem pode ajudá-los profissionalmente. Todos os anos no segundo semestre realizamos um curso sobre Idosos.   (continua)


  •      São tantas as possibilidades da sexualidade humana e as dúvidas, que resolvemos reproduzir um glossário importante para entender melhor o universo Trans, organizado pelo Correio Braziliense, com a ajuda da psicóloga Isabel Amora do Hospital Universitário de Brasília, HUB.   (continua)


  •    Terapia comportamental pode ajudar pessoas em momentos especiais em que estão sentindo necessidade de solucionar problemas ou questões pessoais, e tem a necessidade de ajuda profissional efetiva.  Geralmente procuram o profissional por meio de indicações de amigos, colegas ou parentes. A procura na internet hoje também é muito comum.   (continua)


  •    A distinção entre reforçadores naturais e arbitrários é problemática em Análise do Comportamento e não há conformidade nos uso desses conceitos dentre os analistas do comportamento. Goldiamond, Ferster, Kohlenberg, Tsai entre outros defendem o uso de reforçadores naturais em detrimento dos arbitrários no contexto aplicado pelos...   (continua)


  •    Palestra proferida pelo professor Gilberto Godoy, CRP 01/6115, por ocasião da Jornada COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES: Tristeza, medo e raiva, promovida pela Clínica Brasília de Psicologia em dezembro de 2020.   (continua)


  •      Terapia Comportamental: quando, como e para quê?
      A vida é dinâmica e exige de nós uma constante adaptação às circunstâncias por meio de nossos comportamentos. Dificuldades e problemas são parte do nosso cotidiano, em diversos níveis. Muitas vezes, damos conta de lidar com nossas questões sem ajuda profissional, porém, quando nos deparamos com uma condição na qual não temos as respostas...   (continua)


Copyright 2011-2026
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília