Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

50 anos de Psicologia no Brasil

Enviado por Gilberto Godoy
50-anos-de-psicologia-no-brasil

 

     Parabenizo a todos os Psicólogos e Psicólogas pelo seu merecido dia, 27 de agosto. Hoje fazem 50 anos da Lei 4119/62 que  regulamentou a nossa profissão no Brasil.

     Tenho muito orgulho e satisfação de ser Psicólogo. Entendo como um privilégio ter podido estudar, me dedicar e aprender sobre o comportamento humano e animal da forma como fiz. Hoje, a despeito das inúmeras limitações que nós temos pela frente, me sinto capaz de ver a vida com olhos mais realistas e serenos, o que faz um tremendo bem a alma.

     Agradeço aos colegas de profissão, amigos, professores - também aos que não estão mais entre nós - , aos inúmeros alunos e alunas que tive durante esses longos anos, com quem também aprendi muito. Agradeço especialmente aos clientes com quem tive contato e pude ajudar de alguma maneira, e ao UniCEUB, instituição que sempre me deu todo o apoio e estrutura que foi necessária tanto na minha formação, como para o aprimoramento da excelência profissional. Agradeço ainda à minha família, aos presentes e aos distantes, pela referência de valores e apoio. Todos me fizeram de algum modo uma pessoa melhor e mais consciente das minhas  potencialidades e limitações. 

    Nesta caminhada aprendemos muito, crescemos e estamos na luta por uma sociedade mais justa. Independente de nossa abordagem, de nossa visão de homem, de possíveis divergências, todos queremos contribuir para personificar o que diz o segundo princípio do nosso código de ética profissional:  "O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão." Que ao comemorarmos o nosso cinquentenário profissional, tenhamos ainda mais motivos para celebrar nossa alegria,  nosso compromisso e realização de sermos Psicólogos.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    A distinção entre reforçadores naturais e arbitrários é problemática em Análise do Comportamento e não há conformidade nos uso desses conceitos dentre os analistas do comportamento. Goldiamond, Ferster, Kohlenberg, Tsai entre outros defendem o uso de reforçadores naturais em detrimento dos arbitrários no contexto aplicado pelos...   (continua)


  •    Palestra proferida pelo professor Gilberto Godoy, CRP 01/6115, por ocasião da Jornada COMO LIDAR COM AS EMOÇÕES: Tristeza, medo e raiva, promovida pela Clínica Brasília de Psicologia em dezembro de 2020.   (continua)


  •      Terapia Comportamental: quando, como e para quê?
      A vida é dinâmica e exige de nós uma constante adaptação às circunstâncias por meio de nossos comportamentos. Dificuldades e problemas são parte do nosso cotidiano, em diversos níveis. Muitas vezes, damos conta de lidar com nossas questões sem ajuda profissional, porém, quando nos deparamos com uma condição na qual não temos as respostas...   (continua)


  •    Bons questionamentos de Seiiti Arata Jr.  Ele fundou a Arata Academy em 2007, prestando serviços de treinamento online para jovens empresários e profissionais que procuram alcançar resultados de excelência. Atualmente...   (continua)


  •    Confira no nosso Canal do YOUTUBE -->  AQUI

       A solidão é uma condição humana com potencial tanto para crescimento quanto para aflição. É um sentimento inevitável em alguns momentos da vida, mesmo estando em companhia de outros, portanto mais importante que evitar a dor de se estar só podemos aprender a estar só e extrair o melhor desses momentos.   (continua)


  •   Depressão é a denominação atribuída a um transtorno de humor que se caracteriza por um conjunto de somatizações e alterações de comportamentos, sentimentos, percepção, emoções entre outros e que podem comprometer a adaptação da pessoa à vida pessoal e social. Pode comprometer além da saúde, trabalho, família, estudos e relacionamentos.  (continua)

    Assista o VÍDEO sobre DEPRESSÃO  AQUI.


  •    Que tipo de ciência é a análise do comportamento? Ora descrita como parte da biologia, ora como parte da psicologia, ainda hoje permanece controversa sua posição no cenário científico. B. F. Skinner, talvez o principal epígono (se não prógono) dessa ciência no século XX sustentou diferentes posições sobre...   (continua)


  •    Três artigos recentes na seção Tendências/Debates da Folha de São Paulo tratam de abordagens para o tratamento de crianças autistas. Nilde Franch escreveu “Autismo e Psicanálise”, Del Rey, Vilas Boas e Ilo escreveram “Análise do Comportamento e Autismo” e...   (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília