Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Brasília em 1964: Belmondo em 'O Homem do Rio'

Enviado por Gilberto Godoy

     Jean-Paul Belmondo é filho do renomado escultor parisiense Paul Belmondo (1898-1982) e da dançarina Madeleine Belmondo. É também conhecido como Bébel. Na juventude, não foi muito bem nos estudos, mas desenvolveu uma grande paixão pelo box e pelo futebol. Pensou em se tornar boxeador profissional, mas desisitiu após duas lutas. Começou a atuar aos dezessete anos de idade. Em 1954, conseguiu o ingresso no Conservatório de Paris e inicou sua carreira no cinema em 1955, com diversaos papéis secundários.

     Sua primeira grande performance foi em À bout de souffle (Breathless) de Jean-Luc Godard em (1960), que o tornou um dos grandes atores da Nouvelle Vague. Em 1964 esteve no Brasil para filmar O Homem do Rio, em cenas no qual aparece a recém-fundada Brasília. EM 2001, foi internado por duas semanas, devido a um acidente vascular cerebral, mas se recuperou de forma excelente.

     A cidade de Brasília foi fundada na mesma data da execução de Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira, e da fundação de Roma. O orago da cidade é São João Bosco, padre italiano que viveu no século XIX, que teve um sonho premonitório onde viu uma cidade de riquezas e prosperidade situada próximo a um lago e entre os paralelos 15 e 20 do Hemisfério Sul. Acredita-se que o sonho do padre seria a futura capital brasileira. Em 7 de junho de 1896, Machado de Assis publicou no jornal Gazeta de Notícias, inspirado em debate ocorrido no Senado, um artigo sobre como seria a mudança da capital para Brasília, no qual previa fuga de deputados no fim de semana. A comissão que planejou a construção e a mudança da Capital Federal designava Brasília com o nome de "Vera Cruz".

     Ao chegar a Brasília, em 1961, o astronauta Yuri Gagarin disse: "Tenho a impressão de que estou desembarcando num planeta diferente, não na Terra". Nenhum centavo dos 81,8 bilhões de cruzeiros gastos com a construção de Brasília durante 3 anos e 6 meses foi contabilizado no orçamento da União porque o Instituto da Previdência e empresas governamentais custeavam as despesas com recursos próprios. Juscelino Kubitschek determinou o rompimento do contrato da Novacap com a empresa americana selecionada para construir o Lago Paranoá porque ela garantia aos operários 2 horas de almoço e jornada de trabalho de 8 horas diárias, conforme a Lei.

     O presidente justificou essa decisão afirmando que o "ritmo de Brasília", de trabalho diuturno, não permitia interrupções. Bernardo Saião, personagem importante para a construção de Brasília, morreu em 1959 esmagado por uma árvore gigantesca, enquanto dirigia um trator na abertura da rodovia Belém-Brasília. O Palácio da Alvorada foi construído antes do concurso internacional para escolha do projeto para o Plano Piloto, isto é, sem que houvesse qualquer definição sobre como seria a capital. Ao encomendar a Niemeyer os prédios de Brasília, o presidente disse: "Vou lhe dar a mesma oportunidade que Júlio II proporcionou a Michelangelo, ao pedir que lhe fizesse o túmulo". A frase se cumpriu literalmente: décadas mais tarde Niemeyer projetou o Memorial JK, onde está o túmulo de Juscelino Kubitschek. Perto da hora em que seria aberta a sessão histórica de instalação do Congresso em Brasília, entrou no plenário da Câmara um cavalheiro em uniforme de gala, com alamares, correntes e listras vistosas.

     Após silêncio de dúvida geral, um deputado gritou: "O rei da Suécia!", houve alguns aplausos, interrompidos pelo deputado José Sarney, que esclareceu ser aquele senhor um coronel da polícia militar que mandou desenhar sua farda especialmente para a data. Palavras de Lúcio Costa sobre a Praça dos Três Poderes: "Eu queria que a Praça dos Três Poderes fosse um Versalhes, não um Versalhes do rei, mas um Versalhes do povo, tratado com muito apuro" (...) "Meu objetivo era acentuar o contraste da parte civilizada, de comando do país, com a natureza agreste do cerrado".

     O primeiro atleta brasiliense a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas (Los Angeles, 1984) foi Joaquim Cruz, nascido em Taguatinga, que competiu na modalidade de corrida de 800 metros rasos. O atleta teve a honra de acender a pira dos Jogos Pan-americanos de 2007 no Rio de Janeiro. O primeiro invento pesquisado e patenteado em Brasília foi o bina, dispositivo identificador de chamadas, criado em 1974 por Nélio José Nicolai, funcionário de nível médio da Telebrasília, empresa estatal agora extinta.

     Fonte:  ZekitchaCostello - Youtube

     * Filmado em Brasília, vale pelas cenas onde se vê a cidade mergulhada na terra vermelha. Fico imaginando a dificuldade de fazer a cena do avião sobrevoando o Congresso e o Palácio do Planalto...

Comentários

  • por: Frennessey S. Leal em sábado, 26 de janeiro de 2013
    Realmente, uma raridade esse filme. Gostei de rever a cidade daqueles velhos tempos. Um pouco mentiroso, o filme, mas interessante pela recordação da terra vermelha.

Também recomendo

  •    Claro que toda lista de 'melhores' depende do gosto de quem julga. Porém, a “Sight & Sound Magazine”, revista de cinema do British Film Institute, promoveu uma enquete com 358 diretores de 73 países para escolher os maiores filmes de todos os tempos. A enquete também ouviu, leitores, produtores, especialistas e críticos. Neste post, apresentamos...  (continua)


  •    A investigação da identidade brasiliense, ainda sem desfecho, atiça uma geração que continua a procurar respostas para uma antiga questão: qual é a imagem do cinema brasiliense? Crises e a irmanada dobradinha política e poder, além do próprio fazer cinematográfico, reinam como temas de uma cidade que define, via verbas estatais, a linhagem dos projetos de cinema.   (continua)


  •      Num mundo pós-Apocalipse, em que a Terra se tornou um deserto e o que sobrou da humanidade se reúne em gangues, Denzel Washington e Gary Oldman brigam pelo bem mais precioso de todos: a Bíblia. Com: Denzel Washington, Mila Kunis, Michael Gambon e Gary Oldman e direção de Albert Hughes e Allen Hughes, de 'Do Inferno'. O trecho final do filme é excelente. Recomendo!


  •    Neste vídeo são comentados pelo professor Gilberto Godoy sete filmes que tem a Itália como pano de fundo. Eles foram escolhidos sem critérios técnicos, apenas pelo encantamento que eles produzem e pela beleza da fotografia e leveza da história.

       Link:  https://www.youtube.com/watch?v=DHnUAHCLJk4


  •      O Curta 'The Power of Nature' é um desses vídeos de impressionar. O som deve estar alto. O curta mostra imagens e fenômenos naturais por todo mundo, mostrando que quando "quer", a natureza dá o seu recado aos humanos, mostrando-nos que somos "nada" diante da sua assustadora "fúria". A também ótima trilha é Planet Boom do Tune of Soul.


  •    Uma lista de filmes especiais que tem como pano de fundo a beleza da Itália e seus encantos. Há tempos que queria organizar esta lista. Taí.
       1. De Encontro com o Amor (Brad Mirman, 2005)
    A história se passa na Toscana rural, numa vila muito linda. Jeremy Taylor (Joshua Jackson) é um jovem escritor que está à procura de seu ídolo, Weldon Parish (Harvey Keitel). Parish vive atualmente recluso, decisão que tomou após passar por...   (continua)


  •    Lista de quarenta filmes com temas relacionados com História, para quem gosta do gênero.
      Nós que aqui estamos por vós esperamos (1999) – Direção: Marcello Masagão. Um documentário sensacional. Com recortes biográficos reais para representar o século XX e toda sua efervescência. Sem seguir a típica e didática linha cronológica dos documentários tradicionais, este, além de...   (continua)
    * Veja sobre Psicólogo Brasília na Clínica Brasília de Psicologia ou AQUI.


  •    Uma lista de 20 grandes filmes existenciais, belíssimos, delicados, intensos, profundos e reflexivos. Pensar no valor da vida, na escala social que diferencia pela posição de classe, no sentido de nos adpatarmos a um mundo neurótico e alienante... Quem é cada um em seu mundo particular, na beleza de sua singularidade, surpreendente em...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília