Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Cientistas encontram sinais da 'partícula de Deus'

Enviado por Gilberto Godoy
cientistas-encontram-sinais-da--particula-de-deus-

 

     Cientistas afirmaram ontem que encontraram sinais do bóson de Higgs, uma partícula que se acredita que tenha exercido um papel vital na criação do Universo depois do Big Bang. Cientistas do centro de pesquisas Cern, situado perto de Genebra, disseram, entretanto, que não encontraram nenhuma prova conclusiva da existência da partícula que, de acordo com as teorias prevalecentes da física, confere a todas as coisas do universo a sua massa.

     Os coordenadores de duas experiências, chamadas Atlas e CMS, revelaram seus achados em um seminário lotado no Cern, onde tentam encontrar traços de bóson ao colidir partículas em alta velocidade no Grande Colisor de Hádrons.

     "Os dois experimentos têm seus sinais apontando essencialmente para a mesma direção", disse Oliver Buchmueller, físico sênior do CMS. "Parece que tanto o Atlas como nós descobrimos que os sinais estão no mesmo nível de massa. Isso obviamente é muito importante."

     Fabiola Gianotti, a cientista encarregada pela experiência Atlas, disse que sua pesquisa afunilou a busca em um sinal centrado em torno de 126 GeV (giga elétrons-volt), que seria compatível com a força esperada de um Modelo Padrão de Higgs.

     "Acho que seria extremamente gentil da parte do bóson de Higgs de estar aqui", disse ela em um seminário para debater os achados. "Mas é muito cedo" para conclusões finais, disse ela. "São necessários mais estudos e mais dados. Os próximos meses serão muito excitantes...Não sei quais serão as conclusões."

     Na teoria, o bóson de Higgs é a partícula que dá massa a todas as outras partículas fundamentais. Enquanto sua descoberta poderá consolidar o atual conhecimento sobre partículas (como elétrons e fótons), os resultados do trabalho no Cern também podem comprovar que ele não existe. Tal resultado enfraqueceria as bases de teorias aceitas sobre a formação do universo.

     "Se os primeiros indícios do bóson de Higgs forem confirmados, então é o início da aventura de desvendar os segredos dos constituintes fundamentais do Universo", disse Stephen Haywood, líder do Grupo Atlas, do Laboratório STFC Rutherford Appleton.

     Fonte: Robert Evans - Reuters 

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •      Resultados da experiência OPERA, no CERN surpreendem cientistas ao indicarem que neutrinos podem viajar mais rápido que a luz. Resultados que podem pôr em causa Teoria da Relatividade de Einstein. Caso o evento seja confirmado por outros cientistas, a física terá, praticamente, de ser reinventada.   (continua)


  • "... Que milagre é o homem?
    Que sonho, que sombra?
    Mas existe o homem?"
    ...
    C.D. Andrade


  •    A bordo de um avião da United Airlines para Nova York, o matemático Welington de Melo pediu um copo de vinho. Seu companheiro de viagem, Artur Avila, pediu outro. A aeromoça desconfiou: “Que idade você tem?” Artur tinha 19 anos, com jeito de menos, e ficou sem o vinho. Era...   (continua)


  •    Em busca de nossas origens cósmicas. Sensacional! O filme leva você a uma viagem para a 5000 metros de altura Planalto Chajnantor, onde ALMA está, no ambiente único do Deserto de Atacama do Chile.   (continua)


  •    Ivan Oliveira - Folha de S.Paulo / Tendências/Debates: Ciência, tecnologia, inovação.
       A relação entre ciência, tecnologia e inovação segue uma ordem de causa e efeito que não pode ser invertida. Não se retira uma vaca de um copo de leite. É um grave equívoco pensar que...   (continua)


  •    Uma série de experimentos em temperaturas ultra frias demonstraram um fenômeno conhecido como "perda de nêutrons", no qual por alguma razão estas partículas subatômicas desaparecem por curtos períodos. Ainda que considerem diversas possíveis explicações...   (continua)


  •      Stephen Hawking fala sobre questões do universo. Mistérios...


  •      Até agora as ecografias nos proporcionavam uma informação limitada sobre o sexo do feto, pois nas primeiras semanas de gravidez os órgãos sexuais do feto ainda não estão desenvolvidos. Isto pode mudar graças a um teste desenvolvido por uma equipe de cientistas da empresa espanhola MyGEN.   (continua)


Copyright 2011-2025
Todos os direitos reservados

Até o momento,  114015882 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília