Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Dia da Consciência Negra

Enviado por Gilberto Godoy
dia-da-consciencia-negra

   Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.

   A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

   Importância da Data

   A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira. 

   A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. 

   Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados heróis nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

     Fonte: SuaPesquisa.com

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Belchior foi um dos ícones mais enigmáticos da música popular no Brasil, com mais de 40 anos de carreira. Ele não tinha paradeiro certo desde 2008 quando abandonou quase tudo e todos. Mais um gênio que se vai... Teve o primeiro sucesso nos anos 70 ao lado do também cearense Fagner, com a faixa "Mucuripe".   (continua)


  •     História do Dia do Índio
       Comemoramos todos os anos, no dia 19 de abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
       Origem da data... (continua)


  •     Comemora-se hoje o Dia do Livro.
      Não há poder sem conhecimento. A famosa frase de Francis Bacon,  "Conhecimento é poder" nunca foi tão atual. Seja o poder pessoal de viver, modificar e dar qualidade às nossas vidas, seja o poder político, do qual todos dependemos. Ter acesso a informações de qualidade é fundamental para que possamos ter ...   (continua)


  • "Para isso fomos feitos:
    Para lembrar e ser lembrados
    Para chorar e fazer chorar
    Para enterrar os nossos mortos —
    Por isso temos braços longos para os adeuses...
    (continua)


  •    Este post é em homenagem ao Dia do Teatro que comemora-se hoje.  Abaixo vão as descrições de algumas das melhores peças teatrais totalmente brasileiras entre muitas outras de grandes escritores. Teatro é um termo de origem grega que designa o conjunto de peças dramáticas para apresentações em público.   (continua)


  •    Criado pela Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) em 2012, o Dia Internacional da Felicidade é comemorado no dia 20 de março. De acordo com a resolução estabelecida pela organização, “a busca pela felicidade é um objetivo humano fundamental". Hoje também é a data em que B.F. Skinner faria 115 anos. E para comemorar a felicidade de ter aprendido com os conceitos e com a existência dele...   (continua)


  • Hoje, dia 14 de março, noosa homenagem ao Dia Nacional da Poesia.

    “Um homem demora muito tempo a fazer-se.
    Não somos como aqueles passaritos que se soltam na imensidão dos céus
    Pouco tempo depois de terem visto a luz.
    Trazemos em nós uma semente que demora a germinar,
    Que se gasta nessa tarefa muitos anos de agitação e silêncio.
    (continua)


  •    Homenagem ao Dia Internacional da Mulher.
      “No princípio eu era a Eva criada para a felicidade de Adão. Mais tarde fui Maria, dando à luz aquele que traria a salvação. Mas isso não bastaria para eu encontrar perdão. Passei a ser Amélia, a mulher de verdade para a sociedade, não tinha a menor vaidade mas sonhava com a igualdade. Muito tempo depois decidi: não dá mais! Quero minha dignidade, tenho meus ideais! Hoje não sou...   (continua)


Copyright 2011-2021
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília