Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Passagem do ano - Carlos Drummond de Andrade

Enviado por Gilberto Godoy
passagem-do-ano---carlos-drummond-de-andrade

     O último dia do ano não é o último dia do tempo. Outros dias virão e novas coxas e ventres te comunicarão o calor da vida. Beijarás bocas, rasgarás papéis, farás viagens e tantas celebrações de aniversário, formatura, promoção, glória, doce morte com sinfonia e coral, que o tempo ficará repleto e não ouvirás o clamor, os irreparáveis uivos do lobo, na solidão. O último dia do tempo não é o último dia de tudo.

     Fica sempre uma franja de vida onde se sentam dois homens. Um homem e seu contrário, uma mulher e seu pé, um corpo e sua memória, um olho e seu brilho, uma voz e seu eco, e quem sabe até se Deus... Recebe com simplicidade este presente do acaso. Mereceste viver mais um ano. Desejarias viver sempre e esgotar a borra dos séculos. Teu pai morreu, teu avô também. Em ti mesmo muita coisa já expirou, outras espreitam a morte, mas estás vivo. Ainda uma vez estás vivo, e de copo na mão esperas amanhecer.

     O recurso de se embriagar. O recurso da dança e do grito, o recurso da bola colorida, o recurso de Kant e da poesia, todos eles... e nenhum resolve. Surge a manhã de um novo ano. As coisas estão limpas, ordenadas. O corpo gasto renova-se em espuma. Todos os sentidos alerta funcionam. A boca está comendo vida. A boca está entupida de vida. A vida escorre da boca, lambuza as mãos, a calçada. A vida é gorda, oleosa, mortal, sub-reptícia.

Comentários

  • por: Frennessey S. Leal em terça-feira, 1 de janeiro de 2013
    Grata pela sensibilidade e inteligência oferecidas neste espaço...Muda o calendário, e nada na realidade muda, a não ser o nosso desejo de mudar algo. Um 2013 cheio de Vida para vc!

Também recomendo

  •    Tenho muito orgulho e satisfação de ser Psicólogo. Entendo como um privilégio ter podido estudar, me dedicar e aprender sobre o comportamento humano e animal. Hoje, a despeito das inúmeras limitações que nós temos pela frente, me sinto capaz de ver a vida com olhos mais realistas e serenos, o que faz um tremendo bem a alma.   (continua)


  •    Ser psicólogo é uma grande responsabilidade! A palavra, o olhar, as expressões, as emoções, as contingências sociais e até mesmo o silêncio... lapidar o melhor que temos para fortalecer, compreender, mudar, aliviar...   (continua)


  •    Há doze anos começamos a postar neste espaço. Foram cerca de 9000 posts e mais de 350 milhões de visitas. Neste tempo tratamos de atualidades, artes, psicologia, humor, família, música, filmes, livros, curiosidades, natureza, política, Brasília, arquitetura, cidades, saúde, ciência, fotografia, boas memórias, viagens e muitas outras coisas...   (continua)


  •      Ao Dia do Amigo!

    “Abençoados os que possuem amigos, os que os têm sem pedir.
    Porque amigo não se pede, não se compra, nem se vende.
    Amigo a gente sente!
    (continua)


  •      O rock, como movimento social, sempre foi uma forma de expressar o nosso inconformismo com uma sociedade desigual. Foi em Cleveland, em 1951, que o disc jockey Alan Freed popularizou a expressão "rock and roll".   (continua)


  • "Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio.
    Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
    Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas...
    (continua)


  • "Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos.
    Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho
    deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor,
    eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos...
    (continua)


  • MÃE... são três letras apenas
    As desse nome bendito:
    Também o céu tem três letras...
    E nelas cabe o infinito.

    Para louvar nossa mãe,
    Todo o bem que se disse
    Nunca há de ser tão grande
    Como o bem que ela nos quer...

    Palavra tão pequenina,
    Bem sabem os lábios meus
    Que és do tamanho do céu
    E apenas menor que Deus!


  • “Mãe,
    Vem ouvir a minha cabeça a contar histórias ricas que ainda não viajei!
    Traz tinta encarnada para escrever estas coisas!
    Tinta cor de sangue, sangue verdadeiro, encarnado!
    (continua)


  •    Hoje Primeiro de Maio é o Dia Internacional do Trabalhador. Diga-se bem: do Trabalhador. Esse papo de Dia do Trabalho é eufemismo pra desviar a razão da celebração. Trabalho por mais produtivo que seja é sempre dispêndio de energia, sacrifício, e luta. Não fosse nossa condição adâmica poderíamos estar todos ainda  no Paraíso sem precisar estar comendo o nosso pão no suor do nosso rosto.   (continua)


  •    Belchior foi um dos ícones mais enigmáticos da música popular no Brasil, com mais de 40 anos de carreira. Ele não tinha paradeiro certo desde 2008 quando abandonou quase tudo e todos. Mais um gênio que se vai... Teve o primeiro sucesso nos anos 70 ao lado do também cearense Fagner, com a faixa "Mucuripe".   (continua)


  •     História do Dia do Índio
       Comemoramos todos os anos, no dia 19 de abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?
       Origem da data... (continua)


Copyright 2011-2022
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília