Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Suicídio: dados e análises por Gilberto Godoy

Enviado por Gilberto Godoy

   O professor e psicólogo Gilberto Godoy levanta reflexões sobre uma questão existencial de extrema importância: porque algumas pessoas desejam o seu próprio fim? O que leva uma pessoa a buscar a sua própria morte? São trazidos alguns dados epidemiológicos estratégicos para se compreender o fenômeno. Intervir nos casos suicídio pode evitar uma grande parte deles, falar sobre o assunto ainda é uma das melhores formas de prevenção e atuação.

   Para atuar de forma efetiva é necessário ter conhecimento sobre fatores de risco e proteção, é necessário também conhecer alguns princípios do comportamento, pois vários aspectos do contexto em que a pessoa está inserida podem potencializar ou minimizar ações direcionadas ao autoextermínio.

   Como cada pessoa lida com frustrações, perdas e danos tem impacto direto na decisão de dar cabo à própria vida. O valor que é atribuído à felicidade plena, constante e interminável cria um contexto utópico e inalcançável, levando o indivíduo a não se sentir parte ou capaz de ser tão feliz quanto o meio lhe exige, esse e outros aspectos culturais são analisados pelo professor Gilberto Godoy, que fornece algumas dicas úteis sobre como identificar sinais e atenuar situações de risco.

Conheça nosso Canal no Youtube:

http://youtube.com/user/gilbertohgodoy?sub_confirmation=1

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    Carol Dweck, psicóloga de Stanford, dedicou anos a demonstrar que um dos elementos fundamentais da educação satisfatória é a capacidade de aprender com os erros. No entanto, costumamos a ensinar bem o contrário. Se uma criança cometer erros, é porque...   (continua)


  •    Ser efetivo na vida representa a noção de fazer de forma a conseguir o que se deseja. Antes de tudo é preciso saber se você precisa realmente do que você imagina precisar, e se o resultado da conquista será gratificante. Neste vídeo o professor Gilberto Godoy fala sobre este tema e sobre a frase 'os cães ladram e a carruagem passa'. Confira:

    https://www.youtube.com/watch?v=fMfcnvoU8_g


  •      O modelo do desamparo aprendido foi proposto por Seligman em 1975. Alunos do curso de psicologia devem dar atenção especial a este experimento pois sua relação com a vida cotidiana pode ser bem identificada. Uma coisa que às vezes poupa as pessoas de depressão ou impotência é um sentimento de controle sobre os seus imediatos ou a longo prazo circunstâncias.    (continua)


  •     Neste vídeo são apresentadas reflexões sobre o que o psicólogo pode e deve fazer atuando profissionalmente, quais as normas objetivas e padrões éticos devem ser seguidos e esperados na atuação do profissional da psicologia. (Continua)


  •    A terapia de casal objetiva favorecer mudanças e o desenvolvimento de comportamentos que produzam um melhor relacionamento interpessoal entre duas pessoas, independente do sexo. Para isto, o psicólogo que atende casais ajuda a entender a história de vida dos dois e a história do relacionamento para que possa atuar efetivamente no sentido de melhorar a relação cujo fundamento básico é a comunicação e as trocas humanas.   (continua)


  •    Esta lista de livros e artigos é uma sugestão organizada a partir da experiência de 25 anos como professor no ensino superior nos cursos de Psicologia, Anáslie do Comportamento, Administração, Direito, Pedagogia, Nutrição, Jornalismo, Supervisão Clínica e outros. Constam livros categorizados por...   (Confira)


  •    Quanto valemos? Quanto valem nossos comportamentos? "Um dia um jovem rapaz desanimado com a vida e com as pessoas, procurou um filósofo para ajudá-lo e disse: - Venho aqui professor porque me sinto inútil, não tenho ânimo. Dizem que...   (continua)
     


  •    Entre as preciosidades encontradas na biblioteca da Sociedade Sigmund Freud está essa entrevista. Foi concedida ao jornalista americano George Sylvester Viereck, em 1926. Deve ter sido publicada na imprensa americana da época.   (continua)


  •    “Todo comportamento, acredito, é modelado por contingências. Atendemos a conselhos e seguimos regras por causa das conseqüências reforçadoras que se seguiram quando assim agimos no passado. Mas o comportamento indicado pelo conselho ou pelas regras tem outras conseqüências.   (continua)


  •    Em 2004 uma equipe de médicos de Taiwan informou sobre o caso de uma mulher de 41 anos que atingia o orgasmo a cada vez que escovava os dentes. Nenhuma outra atividade ou variante, como escovar sem pasta ou tocar os dentes com a mão, disparava o efeito. Os médicos descobriram que a causa estava em...   (continua)


  •    Lista de duzentos filmes com temas e histórias relacionados a psicologia.
       10 horas até o Paraíso:
       O fisiculturista Dennis, de 38 anos, gostaria de encontrar o verdadeiro amor. Ele nunca teve uma namorada e vive sozinho com sua mãe em um subúrbio de Copenhagen. Quando seu tio casa com uma moça da Tailândia...   (continua)
      * Veja sobre Psicólogo Brasília na Clínica Brasília de Psicologia ou AQUI.


  •    Construímos o que chamamos de autoconceito baseados em uma aprendizagem social-familiar nem sempre muito "conscientes" e, geralmente, recheada de controle avesivo. A autopercepção negativa não é fácil ser mudada mas é preciso se comportar na direção de ampliar nosso conhecimento de nós mesmos e do mundo. Autoconhecimento é a chave da muitas portas, entre elas a da autonomia e da 'liberdade'.   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília