Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Buenos Aires - capital mundial do livro

Enviado por Carla Sarmento
buenos-aires---capital-mundial-do-livro

       Do Blog Me encanta la Recoleta - Carla Sarmento, de Buenos Aires

     A paixão dos portenhos pela leitura é grande e Jorge Luis Borges, teve um papel mais que especial nesse hábito tão saudável e até um pouco "invejado" por outros países. Segundo dados da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, são mais de 3200 livrarias.

     As ruas da cidade são repletas de livrarias, que ficam abertas até tarde e atraem não só os argentinos como também, os turistas. Existem livrarias especializadas em gibis, turismo, cinema, ópera, literatura infantil, livros estrangeiros e os famosos cafés literários.

     Por causa disso, esse ano, Buenos Aires recebeu o título de Capital Mundial do Livro pela UNESCO. Além de ser uma honra, aumenta a responsabilidade do governo em estimular e manter esse compromisso e paixão pela leitura. No início do ano, uma escultura de livros chamada torre de Babel foi construída com livros de 54 países para marcar o início das comemorações. Veja a postagem aqui:

(http://meencantalarecoleta.blogspot.com/2011/05/torre-de-babel-de-livros.html).

Comentários

  • por: Flavio Camargo Schuch em terça-feira, 1 de novembro de 2011
    De certa feita, eram os anos 80, entrei em uma livraria em Buenos Aires a procura de uma edição de Dom Quixote, do Cervantes. A livraria ficava em uma casarão antigo e a vendedora me levou para a "Sala Dom Quixote", isso mesmo, uma sala inteira, com estantes até o teto em todas as quatro paredes, SÓ COM EDIÇÕES DO DOM QUIXOTE. Entre espantado e maravilhado saí de lá com um "Dom Quixote" em espanhol arcaico, na forma mesmo como foi escrito pelo Cervantes, ilustrado pelo Arbio, uma fantástico artista uruguaio. Nesta época me disseram que Buenos Aires tinha mais bibliotecas que o Brasil inteiro. Acreditei!

Também recomendo

  •   Uma fantástica recordação dos anos 80. Músicas, desenhos, filmes, seriados, novelas, programas de TV, brinquedos, doces e muito mais. Muito bom, sobretudo pra quem viveu esta década de ouro, relembrar isto tudo.


  •    Imagens de 1976 que mostram o primeiro contato de um homem branco com uma tribo da Papúa Nova Guiné. A tribo chama-se Toulambi e as reações ao ver um homem branco são emocionantes. Coloquem-se na situação deles, pensando como seria ver...   (continua)


  •    Cada língua possui expressões próprias que, orgulhosamente, se apresentam como intraduzíveis em outros idiomas, recipientes de práticas culturais, hábitos, costumes perseguidos em anos e anos de história que...   (contnua)


  •    "Mesmo que não possamos adivinhar o tempo que virá, temos ao menos o direito de imaginar o que queremos que seja.  As Nações Unidas tem proclamado extensas listas de Direitos Humanos, mas a imensa maioria da humanidade não tem mais que os direitos de: ver, ouvir, calar.   (continua)

  •    Um relatório elaborado por Cynthia Quiroga, psicóloga colombiana (o cantor Carlos Gardel morreu em 1935 na colombiana Medellín), integrante da Universidade de Frankfurt (Alemanha, terra onde foi inventado o bandonenón) afirma que o tango eleva o desejo sexual. A Universidade recomenda o tango para casais com problemas de baixa testosterona.   (continua)


  •      Um ritual secular indiano determina que castas hindus consideradas inferiores devem rolar nos restos de alimentos consumidos por membros de uma casta superior. Mas nem é o próprio ritual que é estranho. A parte mais esquisita é que, enquanto ativistas sociais estão realmente buscando proibir a prática, os hindus de "baixa casta" não admitem parar de rolar nas sobras.   (continua)


  •    "Pina", documentário de Wim Wenders sobre a dançarina e coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009), causou comoção em Berlim. Segundo filme em 3D exibido no festival neste domingoi(13), foi considerado por muitos jornalistas e críticos uma experiência emocionante e profunda. Exibido na seleção oficial sem concorrer ao Urso de Ouro, é um...   (continua)


  •    Moscow City Symphony "Russian Philharmonic", Phonograph Jazz Band. Conductor: Honoured Artist of Russia Sergey Zhilin, Soloists: Yuri Medyanik (bandoneon), Rodion Petrov (violin), Pair of dancers: Inna Svechnikova, Dmitry Chernysh.


  •    Ao longo de toda a existência, o homem sempre buscou formas de perpetuar o seu conhecimento e transmiti-lo a gerações futuras. O que seria da história ou do conhecimento se os episódios e vicissitudes da humanidade não estivessem escritos e armazenados em algum lugar? Simplesmente seriam fatos que...   (continua)


  •    Eu sou uma contadora de histórias e gostaria de contar a vocês algumas histórias pessoais sobre o que eu gosto de chamar "o perigo de uma história única". Eu cresci num campus universitário no leste da Nigéria. Minha mãe diz que eu comecei a ler com dois anos, mas eu acho que quatro é provavelmente mais próximo da verdade. Então...   (continua)


  •    O crash da bolsa em 1929, que resultou na Grande Depressão, tornou-se o maior desastre econômico no mundo industrial. Em 1931, as ações valiam apenas 20% do valor nominal de 1929, a produção industrial caiu pela metade, um em cada quatro estava desempregado. Em 1935, metade dos bancos...   (continua)


  •    Ex libris é uma expressão latina que significa literalmente "dos livros", empregada para determinar a propriedade de um livro. Portanto, ex libris é um complemento circunstancial de origem (ex + caso ablativo) que indica que tal livro é "propriedade de" ou "da biblioteca de". A inscrição pode estar...   (continua)


Copyright 2011-2019
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília