Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Quem foi Arthur Ashe?

Enviado por Gilberto Godoy
quem-foi-arthur-ashe-

   Arthur Robert Ashe, Jr. (Richmond, Virgínia, 10 de julho de 1943 — 6 de fevereiro de 1993) foi um tenista norte-americano. Também é lembrado por seus esforços em causas sociais que apoiava.

   Quando jovem, Ashe era pequeno e mal coordenado. Mas quando entrou para o colegial iniciou-se no tênis, no basquetebole no futebol americano. No tênis, ganhou o campeonato estadual, enquanto no futebol ajudou a sua equipe no campeonato da cidade como um recebedor veloz.

   Em 1965, Ashe ganhou o campeonato individual da NCAA. Era também um contribuinte principal em UCLA, tendo ganhado o campeonato da equipe NCAA no mesmo ano. Com esta carreira bem sucedida e o apoio da faculdade, Ashe ascendeu rapidamente ao elenco superior de jogadores do tênis no mundo todo, após sua profissionalização em 1966.

   Em 1969, a maioria das pessoas consideraram Ashe o melhor jogador masculino americano de tênis. Já havia ganhado oAberto dos Estados Unidos inaugural em 1968 e tinha ajudado a levar a equipe à vitória da Copa Davis dos Estados Unidos, no mesmo ano. Interessado em fazer com que os profissionais do tênis recebessem os prêmios proporcionais à popularidade crescente do esporte, Ashe foi uma das figuras chaves da formação da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Neste meio, Ashe conseguiu que a África do Sul fosse incluída no circuito profissional do tênis. Em 1970, ele adicionou um segundo título do Grand Slam, o Aberto da Austrália, a seu já adquirido US Open.

   Em 1975, após diversos anos em níveis mais baixos da classificação, Ashe jogou sua melhor temporada ganhando o Torneio de Wimbledon, derrotando inesperadamente Jimmy Connors na final. Ashe obteria finalmente sua melhor posição no ranking mundial, de número 2, no ano seguinte. Jogaria por mais alguns anos, mas após ser prejudicado pela cirurgia do coração em1979, Ashe se aposentou em 1980.

   Em 1975 ele também foi considerado o melhor do mundo pela World Tennis Magazine em 1975.1

   Após sua aposentadoria, Ashe tentou muitas tarefas novas, da escrita à comentarista de esportes para a ABC, de fundar a liga júnior nacional do tênis, ao serviço como o capitão da equipe da Copa Davis dos Estados Unidos. Em 1983, Ashe submeteu-se à sua segunda cirurgia do coração. Surpreendentemente, foi eleito ao Salão da Fama do Tênis em 1985.

   A história da vida de Ashe, entretanto, passou do sucesso para a tragédia em 1988, quando Ashe descobriu que tinha contraído o HIV durante as transfusões de sangue que recebeu em uma de suas duas cirurgias de coração. Ele e sua esposa mantiveram a doença confidencial até 8 de Abril de 1992, quando os boatos o forçaram a fazer um anúncio público de que tinha a doença. No último ano de sua vida, Arthur Ashe fez muito para chamar a atenção para os doentes de AIDS em todo o mundo. Dois meses antes de sua morte, fundou o Instituto Arthur Ashe para a Saúde Urbana. Gastou também muito dos últimos anos de sua vida escrevendo as suas memórias, tendo terminado o manuscrito menos de uma semana antes de sua morte.

   Ashe morreu das complicações resultante de AIDS em 6 de Fevereiro de 1993.

   A cidade de Richmond, onde Ashe nasceu, homenageou-o postumamente com uma estátua. Esta decisão conduziu a alguma controvérsia em uma cidade que foi a capital dos Estados Confederados durante a Guerra Civil Americana.

   O estádio principal, onde os torneios do Aberto dos Estados Unidos são disputados, é denominado Estádio de Arthur Ashe em sua honra.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •    João Guimarães Rosa (Cordisburgo, 27 de junho de 1908 — Rio de Janeiro, 19 de novembro de 1967), foi um dos mais importantes escritores brasileiros de todos os tempos. Foi também médico e diplomata. Os contos e romances escritos por Guimarães Rosa ambientam-se quase...   (continua)


  •      Nelson Falcão Rodrigues (Recife, 23 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980) foi um importante dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro. Nascido em Recife, Pernambuco, no ano de 1912. Mudou-se em 1916 para a cidade do Rio de Janeiro.   (continua)


  •    Há 26 anos, no dia 18 de agosto de 1990, falecia Burrhus Frederic Skinner.  Sem dúvida um dos psicólogos mais influentes de todos os tempos. Ele ocupou cargos nas Universidades de Minnesota e Indiana, e foi o condecorado com o título de...   (continua)


  •    Dizem que não é fácil conviver na intimidade com grandes gênios. A julgar por Einstein deve ser verdade. Vários detalhes constrangedores da intimidade do gênio estão descritas no livro Einstein: sua Vida e Universo, de Walter Isaacson.   (continua)


  •    Um dos mais incríveis cientistas da história humana. E um dos gênios mais subestimados da espécie. Assim pode ser definido Nikola Tesla, nascido em uma cidade do antigo Império Austríaco, região da atual Croácia, em 10 de julho de 1856.   (continua)


  •    Há tempos que este blog deve uma homenagem a Antônio Abujamra. Ele nasceu em Ourinhos, 15 de setembro de 1932 e morreu em São Paulo, 28 de abril de 2015. Foi um diretor de teatro,ator e apresentador brasileiro, sendo um dos primeiros a introduzir os métodos teatrais de...   (continua)


  •    Ivan Guimarães Lins nasceu no Rio de Janeiro em 16 de junho de 1945. Um dos músicos de maior sucesso no mundo, tem uma obra belíssima. Um gênio naquilo que faz. Parabéns Ivan!

    "No novo tempo, apesar dos castigos
    Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
    Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
    (continua)


  •    O fotógrafo Evandro Teixeira registrou algumas das passagens mais importantes da história política latino-americana do século XX. Na chegada do General Castello Branco ao Forte de Copacabana (1964), na Passeata dos Cem Mil, no Rio de Janeiro (1968) e na queda do regime de Salvador Allende, no Chile (1973), lá estava ele, empunhando sua máquina fotográfica.   (continua)


Copyright 2011-2018
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília