Chuva forte chamada 'bomba d'água'
Quem mora ou esteve em Campinas na semana passada não vai querer ver este post. Lá ocorreu um fenômeno deste tipo que deixou um rastro de destruição. É a mãe natureza e suas leis que são mais fortes do que nós.
Fenômenos semelhantes são muito comuns nas regiões serranas. Chama-se bomba-d'água, quando uma nuvem baixa carregada impacta contra algum escarpado e a dispersão da água sai levando tudo o que encontra pela frente.
Neste vídeo, o fotógrafo e caçador da tempestade Bryan Snyder estava fazendo algumas fotos com longa exposição à distância de uma tempestade em Tuscon, Arizona, quando capturou a ocorrência de uma-vez-na-vida. A chuva que caiu sobre a cidade, parecia uma "bomba de chuva" dispersando por toda a área abaixo.
O que Snyder observou é tecnicamente conhecido como "microburst", e ocorre quando uma coluna de ar frio de repente mergulha rapidamente pelo meio da tempestade. O impacto desta coluna de ar e chuva batendo no chão e consequente dispersão pode resultar em velocidades de vento de até 240 km/h. Pra quem viveu algo parecido, um terror!