Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Truques para conseguir melhores fotos

Enviado por Gilberto Godoy
truques-para-conseguir-melhores-fotos

     Todos queremos ser bons fotógrafos. Aqui vão dez pequenos truques que servem ao fotógrafo amador ou ocasional de câmera compacta e de celular. É quase certo que após estas dicas terá fotos que serão bem melhores do que as que consegue hoje.

1. Olhe nos olhos
O contato visual direto pode ser tão atraente em uma foto quanto na vida real. Quando estiver tirando uma foto de alguém, sustente a câmera à altura dos olhos da pessoa para captar o poder do seu olhar penetrante e de sorrisos que podem hipnotizar. Para as crianças, isso significa abaixar até a sua altura. Seu modelo não tem que olhar fixamente à câmera necessariamente. Por si mesmo, esse ângulo criará uma sensação pessoal e sugestiva que atrairá ao interior da fotografia.

2. Use um fundo simples
Um fundo simples ressalta o modelo que está sendo fotografado. Quando olhar pelo visor da câmera, estude a área que rodeia o retratado para assegurar de que não há galhos brotando na cabeça de seu namorado e que nenhum bicho pareça pendurado na orelha da amada. Ademais, fundos muito cheios de informação também deixam a foto pesada demais.

3. Use o flash em exteriores
Acredite ou não, mas o flash é seu amigo mesmo de dia. O brilho do sol pode criar sombras faciais profundas e pouco atraentes em fotografias contra ele. Elimine as sombras usando seu flash para iluminar o rosto do modelo e as áreas de sombra.

4. Aproxime-se
Se o modelo parecer pequeno no seu visor, dê um ou mais passos em sua direção antes de tirar a foto ou utilizar o zoom. Se sua meta for encher a área da imagem com o retratado, quanto mais perto, melhor serão os resultados para revelar detalhes eloquentes, como uma sobrancelha arqueada, por exemplo. Mas não se aproxime tanto ou suas fotos ficarão borradas se a câmera não tiver a capacidade de fotografar macros. A distância de foco mais próxima para a maioria das câmeras é de aproximadamente 1 metro ou um passo além de sua câmera.

5. Saia do meio
O centro da cena é um lugar estupendo para o protagonista. No entanto, o meio da imagem não é o melhor lugar para ser fotografado. Reinvente suas fotografias simplesmente deslocando o foco principal do centro. É simples, tente imaginar uma malha de 3x3 no seu visor e então desloque o foco principal para uma destas intersecções das linhas. Você terá que bloquear o foco automático da câmera, porque a maioria delas, inclusive as compactas, enfoca sobre qualquer coisa que esteja no centro do visor.

6. Bloqueie o foco
Continuação do final da dica anterior que permite fotos muito bacanas. Se o modelo estiver no centro da foto, será necessário bloquear (congelar) o foco para criar uma imagem nítida. A maioria das câmeras com autofoco e também muitos celulares enfocam qualquer coisa que esteja no centro de seu visor. Mas para melhorar as fotos, com frequência devemos mover o motivo localizado no centro da imagem. Para evitar que a foto fique borrada e destacando áreas menos importantes, será necessário primeiro bloquear o foco quando o alvo estiver no centro e depois recompor a imagem quando o alvo não estiver mais centralizado. Parece complicado, mas é bem simples. Normalmente é possível congelar o foco em três passos. Primeiro: centre o modelo, pressione e mantenha o disparador apertado a meio clique. Segundo: realoque a câmera (enquanto mantém pressionado o botão do disparador) até que o modelo não esteja mais no centro. E finalmente o terceiro: pressione o botão do disparador até o final para tirar a foto.

7. Conheça a escala de seu flash
O flash é sim seu colega, mas não abuse. O erro número um do uso do flash é tirar fotos para além de seu alcance. Por que isto é ruim? Porque as fotos feitas além da escala máxima do flash ficarão muito escuras. Para a maioria das câmeras, este máximo corresponde a mais ou menos uns 4,5 metros, mais ou menos uns cinco passos.

8. Observe a luz
Após a escolha do modelo ou do alvo, a parte mais importante e significativa de cada foto é a luz. Ela afeta a aparência de todas as fotografias. Na vovó, o brilho da luz do sol desde uma lateral pode realçar as rugas. Mas a suave luz de um dia nublado pode atenuar estas marcas de idade. Não gostou da luz ou do seu espectro incidindo no fotografia? Fácil procure outra posição ou peça para seu modelo se mover. Para as paisagens, tente fazer fotos de manhãzinha ou de tarde quando a luz está alaranjada e varre a terra.

9. Faça algumas fotos verticais
Será que sua câmera estraga se fotografar na vertical? Engraçado como ninguém usa a máquina nesta posição. Todo tipo de coisas são melhores vistas em uma foto vertical. De modo que a próxima vez, faça um esforço consciente para girar sua câmera e tirar uma ou outra foto na vertical, que não seja apenas o retrato de alguém de pé segurando um copo.

10. Seja um diretor de fotografia
Tome o controle da composição de suas fotos e observe como melhoram drasticamente. Converta-se em diretor de fotografia, não em um passivo tirador de fotos. Um diretor de fotografia é responsável, ativo, escolhe a localização etc.

     Fonte: Metamorfose Digital

Comentários

  • por: Frennessey S. Leal em quarta-feira, 15 de maio de 2013
    Anotei e vou colocar em prática. Já gosto pouco! :o)

Também recomendo

  •    Em 1938, dois meses após a ocupação nazista, a pedido de um colega de Freud, o fotógrafo Edmund Engelman, tirou por volta de 150 fotos do consultório de Freud, dos familiares e de outras dependências da residência em "Berggasse 19", Vienna.   (continua)


  • Poema de Sete Faces - Carlos Drummond de Andrade
    "Quando nasci, um anjo torto
    desses que vivem na sombra
    disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.
    (continua)


  •      O marinheiro que protagoniza a famosa fotografia pós segunda-guerra mundial, em que aparece beijando uma enfermeira de nome Edith Shain, em Times Square, ganhou finalmente uma identidade. A história é conhecida e contada de uma forma simples. Um marinheiro norte-americano, assim que soube que a Segunda Guerra Mundial tinha terminado, agarrou-se a uma enfermeira que...   (continua)


  •      Você gosta de fotografia? Pois não pode perder este post. O site Alafoto disponibiliza, para uso não comercial, cerca de 2 mil imagens de sete grandes fotógrafos da história. As fotografias cobrem o período de 1920 a 2010. Fazem parte da galeria, os norte-americanos Ansel Adams, um dos responsáveis pela aceitação da fotografia como forma de arte...   (continua)


  •    O Getty Images, um dos maiores bancos de imagens do mundo, disponibiliza 35 milhões de imagens para uso gratuito na internet. A ferramenta que permite a internautas incorporar e compartilhar suas imagens em sites, blogs e mídias sociais de maneira similar que os vídeos do YouTube podem ser incorporados, disse a empresa.   (continua)


  •    A melhor coisa sobre fotografia de estradas e rodovias é que ao final o espectador pode ter novas impressões ainda não captadas pelo próprio fotógrafo original. Este tipo de fotografia nos permite congelar um desses momentos únicos e sonhar de olhos abertos focalizando a atenção em onde e para onde vão os sonhos e dramas das pessoas que cruzam estas estradas.   (continua)


  •      Qual a beleza de um olhar? Através de um conjunto de fotografias macro, podemos admirar a verdadeira beleza e complexidade do olho humano. O padrão aparentemente simples e uniforme, quando observado mais de perto, transforma-se e revela-nos uma complexidade de cores e formatos verdadeiramente extraordinários.

         Fonte: rankin portfolio


  •    Esta imagem corresponde à nova versão da Blue Marble que acaba de ser lançada pela NASA. Segundo eles, trata-se da "imagem mais surpreendente e com maior resolução jamais feita da Terra", superando com sobras a edição de 2010 e a original, aquela que podem ter visto uma e outra vez como o fundo de tela padrão do iPhone.    (continua)


Copyright 2011-2018
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília