Aguarde por gentileza.
Isso pode levar alguns minutos...

 

Escultura: Cosimo I de Medici (1594) - Florença

Enviado por Gilberto Godoy
escultura--cosimo-i-de-medici--1594----florenca

     Autoritário, preocupado com a defesa militar, responsável por novas fortalezas nas pequenas cidades ao redor de Florença, desenvolveu a marinha florentina que chegou a participar da batalha de Lepanto; foi também um incansável patrono das artes: a ele devemos a criação das galerias Uffizzi, o Palazzo Pitti, lar dos Médici, e seus magníficos jardins Boboli.

     Apoiou escultores, pintores, historiadores, arquitetos. Era entusiasta da alquimia, paixão que herdou de sua mãe, Caterina Sforza.

     O autor da estátua equestre que homenageia Cosimo I, Jean Boulogne, conhecido como Gianbologna, nasceu em Douai, Flandres, no ano de 1529, e faleceu em Florença no dia 13 de agosto de 1608. Lá ficaram suas mais belas obras, inclusive a que mais representa seu talento, “O Rapto das Sabinas”, terminada em 1582 e que pode ser admirada na Loggia dei Lanzi, a belíssima galeria aberta que fica junto ao Palazzo della Signoria.

     A estátua de Cosimo I foi encomendada em 1587 a Gianbologna por Ferdinando I, em memória de seu pai. O escultor se inspirou em outras famosas estátuas equestres, a de Gattamelata, em Pádua, e a de Colleoni, em Veneza, as duas vistas aqui ontem e anteontem.

     Colocada ao lado do Palazzo della Signoria, num pedestal com os brasões da família Medici e cenas da vida de Cosimo I, a estátua honra até hoje o fundador do ramo dos Medici que fez de Florença a maravilhosa cidade que até hoje apaixona o mundo.

Comentários

Comente aqui este post!
Clique aqui!

 

Também recomendo

  •     O jornal mexicano “El Universal” listou as dez obras de arte que considera como “as mais polêmicas da história”. Como quaisquer listas, sempre restritivas, a do veículo da terra do poeta Octavio Paz é questionável, mas pelo menos alguns dos quadros são mesmo controvertidos, provocam polêmicas e geram dezenas de livros e documentários, como é o caso das pinturas do italiano Leonardo Da Vinci, talvez o maior gênio da história da arte. Ou seria Michelangelo?   (continua)


  •    O Homem Vitruviano de Leonardo da Vinci é um desenho famoso que acompanhava as notas feitas pelo artista por volta do ano 1490 num dos seus diários. Descreve uma figura masculina nua separada e simultaneamente em duas posições sobrepostas...   (continua)


  •    Esse é, sem dúvida, o retrato mais famoso em todo o mundo. A pessoa pode até não saber quem é a retratada, mas é difícil encontrar quem nunca a tenha visto em jornal, revista, anúncio, TV ou cinema. Muito já se escreveu sobre ela: são inúmeras as teorias. A fonte mais fidedigna é Vasari que no já citado “Vidas” descreve a ...   (continua)


  •    O Cirque du Soleil ("Circo do Sol", em francês), companhia circense com base em Montreal, Quebec, Canadá, foi criada pela entusiasta das artes circenses, Madame Alice Canton. Foi fundado em Quebec em 1984 por dois ex-artistas de rua, Guy Laliberté e Daniel Gauthier, em resposta a um apelo feito pelo...   (continua)


  •    Uma das primeiras regras de museus, que abrigam grandes obras de arte é 'Você pode olhar, mas você não pode tocar". Mas e a comunidade de cegos e deficientes visuais que usam seu sentido do tato para experimentar o mundo? O projeto "Unseen Art" ("Arte Invisível"), uma iniciativa, criada pelo...   (continua)


  •     O Expressionismo foi um movimento artístico e cultural de vanguarda surgido na Alemanha no início do século XX, transversal aos campos artísticos da arquitetura, artes plásticas...  (continua)


  •    Banksy é o pseudônimo de um grafiteiro, pintor, ativista político e diretor de cinema inglês. Sua arte de rua satírica e subversiva combina humor negro e graffiti feito com uma distinta técnica de estêncil. Seus trabalhos de comentários sociais e políticos podem ser encontrados em...   (continua)


  •    O legado de Monet deixou-nos uma visão estética muito particular do mundo, do mundo como eles não só o viram, senão como quiseram ver. Uma imagem do mundo filtrada pela câmera do olho. Neste vídeo filmado em 1915 podemos ver como a câmera de vídeo...   (continua)


  •    Compreender a história da arte nunca foi fácil. Mas o 'redditor DontTacoBoutIt',  uma conta que já não existe mais, postou uma série de pinturas famosas e deu explicações curtas, mas divertidamente precisas sobre como reconhecer seus autores. Segundo ele, por exemplo, as obras de...   (continua)


  •    Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas. O termo impressionismo surgiu devido a um dos primeiros quadros de Monet, "Impressão, nascer do sol", quando...   (continua)


  •    Que me perdoem os críticos de arte, cinema, literatura... mas seu papel sempre me pareceu um pouco cruel, ajuízam e julgam o trabalho de outros podendo afundar na miséria. Entendidos que são, não é incomum que se equivoquem ao fazer alguma resenha crítica a respeito de...   (continua)


  •    O Gato de Botas, um dos mais interessantes dos Contos de Perrault, mereceu uma deliciosa gravura de Doré. A cara do gato conta logo quem é esse grande finório, cheio de truques, inventivo, e que muito ajuda seu amo, o filho do moleiro que graças ao...   (continua)


Copyright 2011-2024
Todos os direitos reservados

Até o momento,  1 visitas.
Desenvolvimento: Criação de Sites em Brasília